Propostas do Governo para a habitação “têm de ser corrigidas”

Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN, a discursar na 10ª edição da SRU do Porto.
Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN, a discursar na 10ª edição da SRU do Porto.

Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras públicas, teceu algumas críticas às medidas propostas pelo Governo no Programa Mais habitação.

O representante do setor declara que as medidas propostas pelo Executivo «têm de ser corrigidas» para que se consiga «contribuir para um melhor investimento e para uma melhor construção».

Reis Campos refere que o pacote de medidas está «afetado» na sua credibilidade e, chegados praticamente ao fim da discussão pública, «ficou pior do que quando começou», em declarações à RTP3, citado pelo Eco. De recordar que o Executivo prolongou o período de consulta pública do Mais habitação até 24 de março, esta sexta-feira, na parte que diz respeito às propostas de lei.

O presidente da AICCOPN frisa que «é preciso que o investimento tenha confiança e celeridade nos processos», bem como a redução do IVA para 6% na construção e reabilitação «em todo o território nacional». Reis Campos reitera que a discussão sobre os problemas na habitação «deve ser séria», alertando que a forma como está a ser feita «deixa dúvidas» que tenha resultados, num contexto em que «durante anos não se olhou de frente» para o setor.

Com a correção das medidas propostas, será possível «dotar o país de prédios, que em vez de estarem devolutos, estão a servir as populações e a criar verdadeiramente um mercado de arrendamento».