Os preços do imobiliário residencial de luxo continuaram a registar uma trajetória ascendente em 2024 com um aumento de 3,6%, ligeiramente acima dos 3,3% observados em 2023. Segundo o The Wealth Report, o principal relatório da Knight Frank, parceira da portuguesa Quintela e Penalva desde 2021, o nosso país colocou três regiões no top 30 dos 100 mercados analisados pelo Prime International Residential Index (PIRI).
O Porto surge na 17ª posição com um crescimento de 6,8%, o Algarve no 25º lugar com 5,6% e Lisboa no 28º com 5,3%. As três cidades nacionais estão à frente de mercados como Zurique, Barcelona, Oslo ou até Lago de Como, na Itália, e Paris.
Comparativamente com o ano passado, Lisboa alcança uma melhor posição no ranking, ocupando antes a 60ª, bem como o Porto (passando do 29º lugar para o 17º.) Já o Algarve estava no top 5 do PIRI, mas é agora ultrapassado pela Ásia e Médio Oriente.
Dos 100 mercados analisados, 77 registaram um crescimento anual positivo e 20 viram os preços caírem. Os mercados asiáticos e do Médio Oriente ocupam os primeiros seis lugares do ranking, com Seul (18,4%), Manilla (17,9%) e Dubai (16,9) a liderarem a lista. O relatório mostra que também os mercados da Arábia Saudita registaram um forte desempenho: Riade (16%) e Jeddah (9,6%) estão entre os seis primeiros. Aspen fecha o top 10.
Ainda de acordo com a análise do The Wealth Report mais recente, a melhoria da taxa de crescimento anual foi impulsionada pelo forte desempenho regional no Médio Oriente (7,2%) e na América Latina e Caraíbas (6,3%). A Europa ficou atrás, com 2,5%, dadas elevadas taxas de juro, o abrandamento das economias e a fraca confiança dos consumidores a pesarem sobre a atividade em alguns mercados-chave.