Porta 65 jovem já apoiou 42.000 no arrendamento

Porta 65 jovem já apoiou 42.000 no arrendamento

Nos últimos 4 anos, o programa Porta 65 apoiou o arrendamento de mais de 42.000 jovens, sem contar com o último concurso de dezembro passado, avançou a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, esta sexta-feira.

Durante a reunião plenária de debate do Programa Nacional de Habitação, a ministra avançou que «nos últimos três anos, retirando o concurso de dezembro, o Porta 65 chegou a 33 mil jovens. Em quatro anos chegámos a 42 mil jovens».

O programa Porta 65 Jovem atribui um subsídio equivalente a uma percentagem da renda contratada. Tem três concursos anuais e, para serem elegíveis, os candidatos, até aos 35 anos, não podem ter um rendimento mensal corrigido superior a 4 vezes o valor da renda máxima admitida para cada zona, sem exceder 4 vezes o salário mínimo nacional.

É uma das medidas previstas no Programa Nacional de Habitação, que apoia os jovens no pagamento da renda. Agora, o Governo quer «duplicar até ao final de 2026 o número de jovens apoiados», cita o Eco, um investimento que vai rondar os 182,8 milhões de euros segundo o PNH.

De recordar que, no início do ano, foram publicadas novas regras do Porta 65, cujos tetos máximos aumentaram significativamente. O programa pode também ser usado em simultâneo com o Programa de Arrendamento Acessível.