Marina Gonçalves garante que todas as medidas do PRR estão calendarizadas

MARINA GONÇALVES, MINISTRA DA HABITAÇÃO, DISCURSA NA SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DE LISBOA EM 2022.
MARINA GONÇALVES, MINISTRA DA HABITAÇÃO, DISCURSA NA SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DE LISBOA EM 2022.

A Ministra da Habitação garantiu, esta manhã, que «todas as operações previstas no PRR, em concreto no arrendamento acessível, estão calendarizadas», de acordo com a Lusa, citada pelo Eco. Marina Gonçalves discursava na visita às obras de reabilitação de 40 fogos unifamiliares no Entroncamento, Santarém, uma empreitada destinada a famílias da classe média.

A ministra considera que é «natural todos querermos correr mais rápido do que o tempo, mas estes projetos têm estes passos que têm de ser dados e, muitas vezes, a execução física e a execução orçamental não correm a par».

PRR veio dar “um limite temporal”

Marina Gonçalves reitera que o Plano de Recuperação e Resiliência veio conceder «um limite temporal» para a utilização de fundos e também uma «celeridade na resposta». Assim sendo, a ministra sublinha que o PRR trata-se de uma «grande oportunidade» para investir e garantir que o património é reabilitado e colocado ao serviço da população.

As obras de reabilitação de 40 fogos unifamiliares no Entroncamento, Santarém, são «um bom exemplo do que é pegar no património devoluto do Estado, património público que estava sem qualquer tipo de utilização, reabilitá-lo e conseguir colocá-lo ao serviço da população», diz Marina Gonçalves.

A empreitada no Entroncamento decorre num bairro do Estado que estava devoluto. Representa um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros e deverá estar concluído dentro «de um ano, um ano e meio», aponta. A obra resulta de uma intervenção direta do IHRU, que será o senhorio e irá arrendar as moradias depois de um concurso.

Marina Gonçalves respondeu ainda a algumas críticas sobre atrasos na concretização dos investimentos previstos na habitação. A ministra sublinhou que a política de habitação universal e de criação de um novo parque público é «nova», por conseguinte existe o atraso daquilo que não foi realizado no passado.

«Felizmente hoje estamos a andar no sentido de reforçar esse parque e a dar condições de habitação a preços compatíveis com os rendimentos das pessoas», afirmou. No que concerne ao novo pacote legislativo para a habitação, a ser lançado na quinta-feira, Marina Gonçalves revelou que haverá «mais pormenores sobre cada medida» nesse dia.