A engenheira civil Maria Fernanda Rodrigues será a nova secretária de Estado da Habitação, segundo comunicado publicado no site da Presidência da República.
Fernanda Rodrigues, de 60 anos, é natural de Águeda. É licenciada em Engenharia Civil, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e tem doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro. Desde 2001, é docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.
Atualmente, é também presidente da Mesa da Assembleia da Região Centro da Ordem dos Engenheiros para o mandato 2022-2025. De acordo com a RTP, Fernanda Rodrigues desenvolveu trabalho no âmbito do Estado de Conservação de Edifícios de Habitação a Custos Controlados.
Fernanda Rodrigues substitui assim Marina Gonçalves, nomeada ministra da Habitação nesta segunda-feira, após a demissão de Pedro Nuno Santos. De relembrar que a saída de Pedro Nuno Santos do Governo deu origem a dois ministérios diferentes.
O ex-governante vai ser substituído por João Galamba, novo ministro das Infraestruturas, e Marina Gonçalves será ministra da Habitação.
Em substituição de Hugo Santos Mendes, Frederico Francisco será o novo secretário de Estado das Infraestruturas. Natural de Cascais, Frederico Francisco, de 34 anos, é um investigador mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Física. Desde 2019, exerceu funções como adjunto do ministro cessante das Infraestruturas e da Habitação.