Marina Gonçalves é nova ministra da Habitação

Marina Gonçalves é nova ministra da Habitação
Marina Gonçalves na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

A saída de Pedro Nuno Santos do Governo vai dar origem a dois ministérios diferentes. O ex-governante vai ser substituído por João Galamba, novo ministro das Infraestruturas, e Marina Gonçalves, será ministra da Habitação.

João Galamba deixa assim o cargo de secretário de Estado o Ambiente e da Energia, que tinha desde outubro de 2018, e Marina Gonçalves o de secretária de Estado da Habitação.

No site da Presidência pode ler-se que «o Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro da criação do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Habitação, por divisão do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação de João Saldanha de Azevedo Galamba, como Ministro das Infraestruturas, e de Marina Sola Gonçalves, como Ministra da Habitação».

Em declarações aos jornalistas em Brasília esta segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que o Primeiro Ministro António Costa «terá explicado que a solução adotada quanto aos dois ministérios, à chefia dos dois ministérios, tinha a ver com aquilo que correspondia mais à continuidade da política, e à continuidade administrativa e, portanto, à preocupação de não criar ruídos políticos e administrativos dentro do Governo», citam a Lusa e o Negócios.

De recordar que Pedro Nuno Santos se demitiu a 29 de dezembro na sequência do caso Alexandra Reis, secretária de Estado do Tesouro, que recebeu uma indemnização de 500.000 euros para deixar de ser administradora da TAP.