Investimento de 87 milhões traz 569 casas à região Viseu Dão Lafões

Deste valor, 75,3 milhões de euros para a intervenção.
Viseu. Fotografia retirada da página oficial da Câmara de Viseu.

Nove municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vão receber um total de 569 habitações a custos acessíveis, num investimento que ascende aos 87 milhões de euros, conforme protocolo assinado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

«É muito trabalho que vamos ter de fazer juntos. Temos a meta de entregar estas casas em junho de 2026. Faltam pouco mais de dois anos, não vai ser fácil», admitiu o vogal da direção do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Fernando Almeida, em Tondela, citado pela RTP.

O protocolo contempla, até ao momento, nove dos 14 municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões – Viseu, Tondela, Nelas, Carregal do Sal, São Pedro do Sul, Vouzela, Castro Daire, Oliveira de Frades e Sátão – mas outros poderão vir a aderir. Deste valor, 11,8 milhões de euros serão para aquisição dos imóveis e 75,3 milhões de euros para a intervenção.

O presidente da CIM e da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, frisou que «a melhor maneira de fixar pessoas é possibilitando-lhes habitação a custos acessíveis», acrescentando que «o município forneceu todos os imóveis já com negociações feitas com os proprietários, isto é, já está tudo conversado. Fizemos levantamento dos imóveis, falámos com os proprietários e entregámos ao instituto».

Em Viseu, ficarão disponíveis 85 fogos, que representam um investimento de 13,6 milhões de euros. «Os prédios que indicámos são de reabilitação relativamente rápida. São prédios que podem ser facilmente requalificados e colocados à disposição das pessoas», acrescentou Fernando Ruas.