Governo vai fazer lista de edifícios passíveis de transformar em residências

imagem ilustrativa

O Governo comprometeu-se a fazer um levantamento exaustivo dos edifícios devolutos do estado que possam ser transformados em residências de estudantes, no âmbito de uma proposta incluída no Orçamento do Estado para 2024, feita pelo Livre.

A proposta em causa foi parcialmente aprovada por unanimidade no primeiro dia de votações na especialidade, já que o PS pediu a sua votação desagregada e rejeitou o ponto que previa que fosse apresentado ao parlamento «um plano circunstanciado e realista de adaptação e ocupação do património do Estado com residências estudantis», segundo a Lusa.

Ficou então estabelecido que o Governo vai ter de fazer, até ao final de 2024, «um levantamento exaustivo e inventariação das instalações e infraestruturas do Estado com tipologia adequada à adaptação e ocupação com residências estudantis temporárias ou definitivas».

Para o efeito, terá de ser criado um grupo de trabalho interministerial para definir que intervenções serão necessárias para adaptar os imóveis em causa a residências de estudantes, cita o Eco.