Governo promete construção de 59 mil casas até 2030

As 26 mil casas inscritas no PRR já estão contratualizadas, mas apenas 2.000 foram entregues até agora.
Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação.

O Governo prepara-se para mais do que duplicar a oferta pública de habitação, com a concretização de 58.993 casas até 2030, face às 26.000 casas que estavam previstas inicialmente no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), até 2026.

De acordo com Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação, das 26 mil habitações previstas no PRR, apenas 2 mil foram entregues até à data, embora todas estejam contratualizadas. Cerca de 10 mil, contudo, não irão cumprir os prazos para aceder aos apoios do PRR e serão excluídas do programa, sendo substituídas por outras em fase mais avançada, de forma a garantir o acesso à totalidade das verbas, que ascende a 1,4 mil milhões de euros.

A este valor, o Executivo adicionará 2,8 mil milhões do Orçamento do Estado, elevando o investimento total em habitação pública para 4,2 mil milhões – «seguramente a quantia mais avultada dos últimos 30 anos em Portugal», realça Miguel Pinto Luz, citado pelo Expresso.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o ministro das Infraestruturas e Habitação visitam hoje o Parque Habitacional do município de Alcanena, onde irão apresentar o plano de reforço do investimento na oferta pública de habitação.