Gaia reforça oferta de habitação acessível com 36 casas no próximo verão

imagem ilustrativa
Shutterstock

A partir do verão de 2024, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia terá disponíveis mais 36 habitações com renda acessível na Madalena, um investimento de 8,5 milhões de euros, parte do Programa 1º Direito.

A informação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que explicou que estas habitações fazem parte de um conjunto de 3.000 fogos de habitação com rendas acessíveis que serão disponibilizados em todo o concelho, num investimento global de 143 milhões de euros.

À Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues explicou que «o nosso objetivo é fazer tudo o mais rápido possível, porque a maior pressão que sentimos hoje não é do emprego ou das ruas, é a da habitação. E não é um problema de Gaia, é nacional infelizmente». Estas 36 casas deverão ser disponibilizadas até ao verão do próximo ano.

Outras 24 habitações em Santa Marinha, das 3.000 casas previstas, já foram disponibilizadas, e em breve, juntar-se-ão mais 280.

Sobre o modelo de aquisição direta da autarquia a particulares, Eduardo Vítor Rodrigues recorda que este demorou a ser validado pelo IHRU, porque é «um modelo relativamente novo e fora da caixa». Mas confia que o processo se pode agora executar «rapidamente», cita o Público.

A proposta já foi aprovada pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e será discutida na reunião de câmara desta segunda-feira.