ELH de Águeda prevê investimento global superior a €30M

ELH de Águeda prevê investimento global superior a €30M
Fotografia retirada do site da Câmara Municipal de Águeda.

O município de Águeda prevê um investimento global superior a 30 milhões de euros, na sua Estratégia Local de Habitação de Águeda, entre financiamento municipal, privado, fundos europeus e captação de investidores externos, revelou a autarquia, citada pelo Idealista/news.

A Câmara Municipal de Águeda promoveu, na passada segunda-feira, uma reunião com as Juntas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho sobre a implementação da ELH. No encontro, para além das «linhas mestras da ELHA e dos desafios que se pretendem concretizar até 2026, foi apresentado o 1.º Direito, Programa de Apoio ao Acesso à Habitação», refere a nota, citado pelo mesmo site.

Este programa vai possibilitar o financiamento da construção ou reabilitação de património existente, de forma a «apoiar pessoas que vivam em condições precárias, algumas já identificadas e outras que possam vir a ser acrescentadas pelas instituições».

A implementação do Programa 1.º Direito é também uma das ações previstas na Estratégia Local de Habitação do município. Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda, assinala que esta é «uma extraordinária oportunidade para resolver os problemas do património habitacional degradado e apoiar as famílias carenciadas».