A Câmara Municipal de Lisboa lançou um novo concurso de renda acessível para o sorteio de 102 habitações municipais, ainda por reabilitar, localizadas no centro da cidade. A iniciativa é destinada a jovens até aos 35 anos (inclusive).
O concurso, aberto desde 29 de setembro, decorre até às 17h00 de 22 de outubro. As características dos imóveis, plantas, localização e fotografias estão disponíveis na Plataforma Habitar Lisboa.
Na página da autarquia, especifica-se que as habitações a concurso se situam nas freguesias da Misericórdia, Campo de Ourique, Estrela, Campolide, São Vicente e Santa Maria Maior, e estão atualmente em reabilitação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, prevendo-se a sua conclusão até junho de 2026.
“Damos um passo muito importante para devolver os bairros históricos, o coração da nossa Lisboa, aos jovens. Queremos que possam concretizar o sonho de viver no centro, com rendas acessíveis que estão ao seu alcance, mantendo assim viva a alma lisboeta para as próximas gerações”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Recorde-se que este concurso para jovens era inicialmente destinado “especificamente aos jovens lisboetas, cumprindo o objetivo enunciado na Carta Municipal de Habitação de fixar jovens e famílias”. Mas os vereadores propuseram retirar a condição de residência em Lisboa, e o PSD/CDS-PP sugeriu “alargar o âmbito a quem vive atualmente ou viveu na cidade nos últimos cinco anos”. A proposta foi recusada, por isso “o executivo consensualizou a proposta retirando a condição de residência em Lisboa, tendo assim conseguido aprovação unânime”, cita o Observador.