Carlos Moedas anuncia pacote de 85 milhões para investir em bairros

Carlos Moedas na Convenção Ibérica da Century 21.
Carlos Moedas na Convenção Ibérica da Century 21.

A Câmara Municipal de Lisboa vai avançar com um novo pacote de 85 milhões de euros, em colaboração com o Governo, para investir nos bairros municipais.

“Pacote único na história da cidade”

Carlos Moedas discursava, este sábado, na conferência que assinalou os 30 anos do Programa Especial de Realojamento: «vamos avançar com um novo pacote de 85 milhões aos quais se juntam os 40 milhões, e em que vamos ter que ter a capacidade de concretização, com a ajuda dos senhores presidentes da junta, que são aqueles que estão no terreno. Será um pacote único na nossa cidade e único na história da cidade», de acordo com a Lusa, citado a RTP. Para o autarca de Lisboa este pacote extra é um «anúncio importante para a política em relação aos bairros municipais».

Carlos Moedas salientou na conferência que estas verbas contam com o apoio do PRR, numa iniciativa secundada pela ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo IHRU. Atualmente, o autarca refere que a Câmara Municipal de Lisboa tem «1.000 habitações em construção», além de outras 1.000 que foram construídas ou reabilitadas ao longo do último ano e que representaram um investimento de 40 milhões na renovação dos bairros municipais.

Estamos realmente a pôr o pé no acelerador

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa assinala que «estamos realmente a pôr o pé no acelerador», justificando o investimento anunciado com o «flagelo» de ver habitações vazias nos bairros municipais da cidade e a falta de construção na anterior década.

Carlos Moedas sublinha ainda que «tivemos décadas em que não construímos habitação pública. A senhora vereadora apresentava os números factuais daquilo que aconteceu entre 2010 e 2020, em que não houve, praticamente. Eram 17 habitações por ano. Somos capazes se estivermos unidos também nas diferentes forças políticas para o fazer, unidos não só em construir, mas para o maior flagelo: vermos que temos habitações vazias nos nossos bairros municipais».