Acabam de ser inauguradas as áreas públicas do Foz de Prata, empreendimento do Grupo AM48 em Aveiro. O projeto dá origem a uma nova zona da cidade aberta a todos, com oferta de comércio e restauração, parque infantil e juvenil, campo de jogos, zona lagunar, espaços verdes, bancos de jardim ao longo de um novo passeio pedonal junto ao canal e uma ciclovia.
Também o Canal de São Roque, localizado junto ao mesmo empreendimento, será intervencionado, com uma obra de prolongamento já adjudicada à empresa Paviazeméis, que vai criar uma baía de moliceiros e novos portos de moliceiros ao longo do Canal.
Com finalização prevista para 2030, o projeto alvo de um investimento de 150 milhões euros, conta com 11 lotes, distribuídos por uma área de construção de 80 000 metros quadrados. Dos cinco lotes exclusivamente residenciais, dois já estão em processo de comercialização e construção, o Ethula e o Ceramium.
Numa total transformação da área onde se insere, o empreendimento Foz de Prata veio devolver uma área da cidade de Aveiro que tem estado abandonada e com construções inacabadas há mais de 20 anos. A obra de requalificação da Avenida Carlos Candal, no troço que liga a rotunda de acesso à A25 e a Avenida da Força Aérea, servindo a urbanização das Barrocas, também já está aberta e com circulação reposta.
“A abertura das áreas públicas do Foz de Prata representa mais do que um novo espaço na cidade — é uma nova centralidade para Aveiro. Criámos um lugar pensado para as pessoas, que aproxima o Canal de São Roque ainda mais da cidade e convida à vivência do espaço público e conexão com a natureza, com qualidade, conforto e sustentabilidade. Este é o nosso contributo para uma cidade mais aberta, mais conectada e com mais futuro”, afirma Francisca Martins, Administradora do Grupo AM48.
Certificação LEED-ND
Esta será uma zona sem circulação automóvel à superfície, o que serve de atrativo a quem procura um refúgio na cidade, e vem provar também o compromisso com a sustentabilidade. O Foz de Prata é um dos primeiros loteamentos com a certificação LEED-ND (Leadership in Energy and Environmental Design– Neighborhood Development) a nível nacional.
O sistema de classificação leva em consideração o impacto ambiental das estruturas durante todo o seu ciclo de vida, desde o projeto e construção até à operação e manutenção, e foi projetado para inspirar e ajudar a criar bairros melhores, mais sustentáveis e bem conectados.
Recorde-se que, recentemente, o Grupo AM48 anunciou a sua evolução para um modelo regulado e supervisionado pela CMVM.