Na sequência de um projeto de transformação, o Lagoas Park conta hoje com novas infraestruturas que melhoram as áreas de reunião internas e externas, bem como os espaços comuns. Adquirido em 2020 pela gestora internacional Henderson Park, o maior business park da Península Ibérica é gerido localmente pela CBRE, responsável por todas as operações, pelo marketing e pela atividade de leasing do Parque.
Este projeto de transformação teve por base uma visão integrada que uniu, de forma consistente, as equipas de Property Management, Leasing Offices, e Asset Management da CBRE, traduzindo-se numa operação capaz de responder a um mercado em constante evolução e mantendo uma taxa de ocupação acima dos 90% num ativo imobiliário com mais de 100.000 metros quadrados de espaços de escritórios.
Desde 2021, foram assinados 46 novos contratos, correspondentes a mais de 27 mil m², e concretizados 48 processos de renegociação, abrangendo mais de 67 mil m², totalizando assim aproximadamente 95 mil m² transacionados durante o mandato.
Recorde-se também que a transformação do Lagoas Park, localizado em Oeiras, foi igualmente marcada por um investimento superior a 25 milhões de euros, levado a cabo pela proprietária britânica, no âmbito de uma estratégia global delineada em conjunto com a CBRE.
Além das áreas de Leasing, Property e Asset Management, a consultora tem mobilizado as suas demais áreas de negócio em prol da estratégia do Lagoas Park, incluindo, Strategic Advisory, ESG Consulting, Design & Project Management, Avaliações e Urban Planning, todas devidamente alinhadas e coordenadas sob o serviço de Asset Management que atua como client leader do proprietário, Henderson Park.
Cláudia Ribeiro, Asset Manager Director na CBRE Portugal, comenta que “o trabalho realizado no Lagoas Park nos últimos cinco anos reflete a visão de transformar o parque num verdadeiro ecossistema de empresas, com foco na inovação, no bem-estar e na sustentabilidade. Este investimento, feito em estreita colaboração com a Henderson Park, permitiu modernizar infraestruturas, implementar medidas sustentáveis, criar uma comunidade dinâmica e manter a atratividade do ativo. O resultado traduz-se não apenas em edifícios mais eficientes, mas num ambiente de trabalho que valoriza as pessoas e potencia o crescimento das empresas que aqui se instalam. A nossa ambição e foco não é apenas gerir um ativo e manter taxas de ocupação elevadas — mas sim criar um ecossistema empresarial vivo, sustentável e inspirador, e tornando este parque empresarial num ativo imobiliário «future proof». O resultado desta transformação é uma comunidade onde as empresas e as pessoas se sentem parte de algo maior, com condições excecionais para crescer e inovar”.
Na componente comercial, António Almeida Ribeiro, Head of Offices Investor Leasing da CBRE Portugal, acrescenta que “o sucesso alcançado no Lagoas Park – quer com novos contratos quer com todas as renovações – resulta da combinação de uma estratégia comercial dinâmica com a visão integrada de Property Management. Hoje, as organizações procuram muito mais do que metros quadrados: querem espaços tecnologicamente preparados, e uma oferta de amenities diversificada e serviços de excelência que potenciam a experiência do utilizador. O Lagoas Park é um produto imobiliário distinto e altamente competitivo, capaz de rivalizar com as melhores ofertas da Península Ibérica”.
Por sua vez, Ronan Webster, Asset Management Director da Henderson Park acrescenta ainda que “a nossa ambição para o Lagoas Park é promover uma experiência comunitária vibrante com instalações excecionais no local de trabalho, amenities, serviços e espaços colaborativos para que funcionários e empresas prosperem. Os escritórios considerados best-in-class, com os melhores ambientes, que terão sucesso no futuro combinam inovação, funcionalidade e fortes credenciais de sustentabilidade. Como o principal business park da Península Ibérica, o nosso parceiro local, a CBRE, desempenhou um papel importante na concretização do nosso programa de investimento significativo e na atração de empresas líderes, nacionais e internacionais, para o Parque".