Sitio vai investir até 5 milhões na sua expansão até 2025

Sitio vai investir até 5 milhões na sua expansão até 2025
Sitio, Guimarães.

Com um forte plano de expansão e um investimento até 5 milhões de euros até 2025 para ganhar escala e capilaridade no país, o Sitio vai alargar a sua rede em quatro novas localizações de cowork em Portugal até ao primeiro trimestre de 2024.

Após o Sitio FintechHouse – o hub de inovação financeira - na Duque de Loulé, o Sitio Setúbal e o Sitio Aveiro, inaugurados entre o final de 2022 e primeira metade de 2023, a rede Sitio terá novas localizações a norte – em Guimarães e Gaia – bem como duas novas unidades em Lisboa, nas zonas de Alvalade e Oriental.

Sitio chega às 15 unidades de cowork em 5 cidades

Com estas aberturas, a rede SITIO chega às 15 unidades de cowork em 5 cidades – Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro e Guimarães –, e aos atuais 6 espaços de coliving, passando a somar a criação de projeto e gestão de cerca de 26.000 metros de quadrados, 2650 postos de trabalho e 65 quartos.

Para responder às necessidades do novo paradigma do workplace, a rede cria ainda uma nova área dedicada à gestão e operação de cowork, levando o seu expertise no desenho e exploração aos proprietários que pretendam rentabilizar seus ativos imobiliários.

Localizado na Avenida Marechal Gomes da Costa, a “Cidade Bi4All” é o primeiro projeto da rede Sitio em matéria de coworkplace management, ficando responsável pela dinamização e operacionalização de cerca de 4400 metros quadrados pertencentes à tecnológica dedicada à transformação digital e data science, abrindo também esta verdadeira cidade a novas comunidades de inovação e tecnologia, num empreendimento com um estilo de vida e condições únicas em plena Lisboa.

Miguel Ricardo, general manager da rede SITIO, frisa que «no SITIO foi criado um modelo replicável e atrativo para a rentabilização de espaços imobiliários que, com a democratização do trabalho híbrido e até do fullremote, vêm os seus (valiosos) metros quadrados subaproveitados. Num modelo de parceria e de exploração com receita partilhada, o SITIO oferece uma nova oportunidade de negócio para os seus proprietários e, acima de tudo, permite ainda gerar uma nova vida aos seus edifícios, com o acolhimento de novas comunidades e perfis de utilizadores»

Prevista para o final de outubro de 2023, a próxima inauguração será o Sitio Guimarães irá localizar-se no MITH - Minho Innovation & Technology Hub. Com cerca de 1200 metros quadrados, 202 postos de trabalho e um SITIO Café, esta unidade vai erguer-se num megaempreendimento dedicado a Work + Tech and Live com a assinatura do Grupo Casais.

Já o atual cowork em Alvalade, na Rua João Saraiva, vai estender-se no 1º semestre de 2024 a uma nova unidade de cerca de 2200 metros quadrados e contar com um vertical estratégico e exclusivo, que irá acolher cerca de 270 postos de trabalho.

Prevista para o 1º trimestre de 2024 está também a inauguração do Sitio Gaia, situado na Avenida Da República, acolhendo cerca de 360 desks em 2400 metros quadrados, numa região cujos polos de inovação têm registado uma tendência crescente e forte atratividade.

«Os próximos dois anos serão de consolidação por respondermos a um novo paradigma com agilidade e conhecimento, quer na gestão de obra, quer na implementação e acompanhamento de comunidades, assegurada pelas equipas do SITIO. Sem dúvida, estamos a viver uma nova era e geração dos espaços de trabalho, não só pelo crescente nomadismo digital e comunidades de inovação e empreendedorismo, mas também pela tendência que registamos de grandes empresas instaladas em Portugal que estão a criar verticais de inovação e procuram espaços fora das suas sedes, que sejam mais alinhados com o propósito e território fértil para nascerem novas ideias, perspetivas e, acima de tudo, colaboração», refere Miguel Ricardo.