Ocupação de escritórios continua retraída até ao final do ano

imagem ilustrativa

Já arrancou o último trimestre do ano, e a contenção mantém-se no mercado de escritórios português, com a ocupação acumulada até outubro a somar 79.300 metros quadrados em Lisboa e 45.290 no Porto, quebras de -69% e -8%, respetivamente.

De acordo com o Office Flashpoint da JLL, é um comportamento «expectável» no atual contexto macroeconómico internacional, e surge alinhado com a tendência global. Sofia Tavares, Head of Office Leasing da JLL, comenta que «num quadro de desafios macroeconómicos acrescidos, temos sentido a tendência europeia de retração da atividade no mercado de escritórios quer em Lisboa quer no Porto. Contudo, não podemos deixar de notar que o impacto tem estado muito circunscrito à perda de volume de absorção, refletindo-se numa significativa queda nos metros quadrados arrendados, mas menos acentuado no número de negócios quando comparado com o ano anterior».

Em contrapartida, «os indicadores de valorização, ou seja, os preços e as rendas, têm-se mantido estáveis e, em alguns casos, até crescido ligeiramente, com ajustes apenas em segmentos e localizações mais secundárias, o que é um forte sinal da solidez do mercado e de que esta desaceleração é, essencialmente, um fenómeno conjuntural».

Ocupação desce -24% em Lisboa em outubro

No mês de outubro, foram colocados 7.300 metros quadrados no mercado da região de Lisboa, -24% que no mês anterior, mas mais 21% que em outubro do ano passado. Foram concluídos 12 negócios, três dos quais com áreas superiores a 1.000 metros quadrados, o que resultou numa área média por operação de 609 metros quadrados.

Segundo o relatório da JLL, o Corredor Oeste foi o mais ativo do mês, concentrando 42% da área ocupada. O setor Serviços a Empresas foi o mais dinâmico, com 34% da absorção, e o TMT’s & Utilities o que mais se destacou do lado da procura, com 31%.

Desde o início do ano, foram colocados 79.300 metros quadrados em Lisboa, -69% que em igual período de 2022. As 124 operações também representam uma descida acentuada de -28%.

Volume ocupado quase quadruplica no Porto

Já no Porto, a ocupação quase quadruplicou (+266%) face a setembro, com 4.680 metros quadrados ocupados, 12% acima do registado em outubro do ano passado.

Foram concluídas 9 operações de tomada de escritórios, com uma média de 520 metros quadrados e uma transação acima dos 1.000 metros quadrados. A zona CBD Baixa foi a mais ativa do mês, e concentrou 37% da ocupação. O setor das TMT’s & Utilities liderou a procura com 33% da área transacionada.

Entre janeiro e outubro, foram colocados 45.290 metros quadrados no mercado de escritórios do Porto, -8% face ao período homólogo. O número de negócios concluídos manteve-se nos 57.