Mercado de escritórios de Lisboa abranda no 1º trimestre de 2023

Mercado de escritórios de Lisboa abranda no 1º trimestre de 2023

O mercado de escritórios de Lisboa somou um volume de absorção total de aproximadamente 20.000 metros quadrados, no final do 1º trimestre de 2023. O volume de absorção total verificado traduz-se numa descida acentuada de 69% face ao período homologo do ano 2022. É a análise de resultados da Savills para os primeiros três meses do ano, no mercado de escritórios.

Quando comparado com a média dos primeiros trimestres dos últimos 5 anos, o resultado ficou igualmente 55% abaixo da média cifrada nos 43.900 m². Em número de operações fechadas observou-se um aumento de 20% relativamente ao 1º trimestre de 2022. Apesar do maior número de negócios concretizados, estes foram direcionados para áreas de menor dimensão, com a área média por operação a rondar os 500 m².

Os volumes de absorção mais altos, até março, foram registados nas zonas 3 (Nova Zona de Escritórios) e 6 (Corredor Oeste) com 3.794 m² e 3.729 m² respetivamente, de acordo com a Savills. No entanto, os valores atingidos não foram suficientes para evitar decréscimos homólogos na ordem dos 89% e dos 19%. Já a zona 4 (Zona Histórica & Beira-Rio) tem observado um aumento gradual no seu volume de absorção, tendo encerrado o trimestre com 2.840 m², acima dos 428 m² fechados no 1º trimestre de 2022.

O setor das TMT´s & Utilities permanece na liderança da tabela como o setor mais dinâmico, tendo sido responsável pela ocupação de 5.699 m2.

«Os resultados do 1º trimestre de 2023 são naturais e expectáveis, devendo ser analisados com o devido enquadramento. A quebra mais acentuada deve ter em consideração a base comparativa que é bastante elevada. 2022 foi o ano dos pré-arrendamentos que inflacionaram ao longo de todos os trimestres volume de absorção, colocando maior pressão nos números de 2023», explica Frederico Leitão de Sousa, Head of Corporate Solutions da Savills Portugal.

O responsável acrescenta que «o mercado permanece com um elevado volume de procura, mas agora é necessário que o mercado consiga libertar oferta de qualidade por forma a podermos manter a nossa competitividade. Este ano está a prevista a conclusão de aproximadamente 114.000 m², dos quais 64% estão já ocupados, números bem demonstrativos da dinâmica do nosso mercado».

Mercado de Escritórios do Porto arranca a boa velocidade

O mercado de escritórios do Porto somou um volume de absorção total de 7.689 metros quadrados, nos primeiros três meses do ano, resultado que ficou acima 32% comparativamente ao mesmo período do ano 2022 e apenas 5% abaixo da média dos primeiros trimestres dos últimos 4 anos.

Até março, o volume de absorção alcançado foi o resultado do fecho de 13 operações, três das quais acima dos 1.000 m², que elevaram a área média do trimestre para aproximadamente 600 m². No primeiro trimestre do ano, a Zona CBD Boavista registou a melhor performance, com um volume de absorção total de 2.124 m², seguida da Zona Out of Town com 2.924 m².

Segundo a Savills, o maior crescimento de volume de absorção foi observado nas Zonas de Expansão com um aumento de 106% face ao mesmo período de 2022, que correspondeu ao fecho de 3 operações num total de 2.054 m².

Francisco Megre, Offices Consultant da divisão do Porto da Savills Portugal, constata que «iniciámos 2023 a bom ritmo e os números provam-no. A recuperação do mercado é já um dado adquirido, com o Porto a integrar as listas de destinos empresariais preferenciais de ocupantes internacionais. Para os próximos dois anos, está prevista a conclusão de aproximadamente 90.000 m2 de novos projetos, maioritariamente concentrados na Zona Out of Town e que vão trazer ao mercado um grau de inovação, tecnologia e modernidade inédito. Fatores que vão impulsionar ainda mais o mercado de escritórios do Porto além-fronteiras e colocá-lo lado a lado com outras congéneres europeias fortes».