Lisboa: mercado de escritórios com forte recuperação no 1º trimestre

Offices absorption in Q1 in Lisbon
Fotografia de ATBO, Pexels.

O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por um crescimento significativo da absorção de espaços de escritórios em Lisboa, que ascendeu aos 76.131 m², de acordo com a Worx.

Depois de uma dinâmica mais moderada assinalada em 2023, os primeiros meses deste ano patentearam a resiliência e a atratividade do mercado, que apresentou sinais de forte recuperação no volume de operações que quase triplicou face ao período homólogo.

A Worx Real Estate Consultants refere que a zona com maior procura neste período foi a zona do Parque das Nações (zona 5), que contou com 41% da absorção total, tendo assinalado igualmente a maior transação do trimestre, com a colocação da Caixa Geral de Depósitos no edifício WELLBE.

Por outro lado, a Prime CBD (zona 1) registou o maior número de operações, evidenciando uma maior apetência da procura por espaços em localizações centrais e de prestígio, ainda que com áreas mais reduzidas.

Neste período, a ampla maioria das operações foram mudanças de instalações, representando cerca de 90% da área colocada. Neste âmbito, foi ainda assinalada a entrada de três novas empresas na região de Lisboa, entre as quais a empresa de flex offices Monday.

No que toca ao perfil da procura, as empresas de serviços financeiros captaram a maior área absorvida, impulsionada em grande medida por duas transações acima dos 10.000 m², contudo, as TMT’s continuam a representar o maior número de operações.

Bernardo Zammit e Vasconcelos, Head of Agency da Worx Real Estate Consultants, comenta que «vermos o mercado a recuperar novamente e a voltar aos valores pré-pandemia, deixa-nos confiantes em relação ao restante ano de 2024. Até agora, a WORX foi responsável pela colocação de mais de um terço da área total absorvida, com aproximadamente 29.200 m² e foi responsável por quatro das cinco maiores operações deste início de ano. Estes resultados são o reflexo do nosso trabalho de equipa e do nosso posicionamento diferenciado perante os desafios do mercado de escritórios em Lisboa».

O responsável acrescenta que «perante este arranque de ano, as perspetivas de evolução do mercado continuam otimistas, face ao crescente número de empresas a quererem instalar-se em Lisboa, pela sua localização estratégica, boas infraestruturas e pelo ambiente calmo e seguro do país (fator tão relevante no atual contexto que a Europa atravessa). “Não temos dúvidas de que o mercado vai continuar a crescer, dado que as empresas continuam a investir na melhoria das suas instalações e a apostar em boas localizações, como forma de atrair os seus colaboradores para um regresso ao escritório, no pós-pandemia».