IHRU pode perdoar empréstimos das rendas às famílias com mais dificuldades

IHRU pode perdoar empréstimos das rendas às famílias com mais dificuldades

Esta medida consta da resolução do Conselho de Ministros que aprova o Programa de Estabilização Económica e Social, segundo o qual se prevê que «nestes casos o empréstimo possa ser convertido em subsídio não reembolsável (…). O apoio adicional a estas famílias irá garantir que estas podem permanecer na sua habitação, evitando novas situações de precariedade habitacional», cita o Negócios.

O apoio em causa será disponibilizado até setembro e só começa a ser pago pelos inquilinos seis meses depois do período de financiamento. Mas o Governo considera que «há ainda que considerar a possibilidade de parte das famílias apoiadas serem de baixos recursos e não conseguirem recuperar um nível de rendimentos e uma estabilidade financeira que lhes permita arcar com os encargos decorrentes dos seus compromissos com a habitação».

Resta aguardar pela regulamentação desta medida, que vai definir todos os critérios, nomeadamente os requisitos necessários para que os inquilinos tenham direito a este apoio.