Escritório vai ser um ecossistema de experiências

Escritório vai ser um ecossistema de experiências

Esta é uma das conclusões do estudo “The Future of Workplace”, agora apresentado pela Cushman & Wakefield, feito a partir de um inquérito que analisou mais de 40.000 respostas a nível global, procurando perceber a forma como os colaboradores experienciaram o trabalho a partir de casa durante a pandemia, e como será o “novo normal” quando os escritórios reabrirem.

Eric van Leuven, diretor geral da C&W em Portugal, comenta que «é imperativo reconhecer que o local de trabalho nunca mais será uma localização apenas, mas um ecossistema composto por vários locais e experiências que ofereçam flexibilidade, funcionalidade e bem-estar aos colaboradores».

Segundo o estudo, a produtividade dos trabalhadores manteve-se alta durante a pandemia, e registou-se uma forte colaboração entre equipas, através de um melhor e mais intensivo uso da tecnologia. 75% dos inquiridos afirmou colaborar eficazmente com os seus colegas no contexto atual. 73% gostariam que as suas empresas aplicassem políticas de trabalho flexível a longo-prazo ou mesmo permanentemente.

Eric van Leuven salienta, no entanto, que apesar das novas tendências «a dimensão atual dos escritórios deve manter-se igual, uma vez que a prática de trabalho flexível resultará em menos pessoas fisicamente no escritório, mas com uma necessidade de espaço entre elas muito maior que anteriormente».

E apesar de haver mais necessidade de distanciamento físico, e de o teletrabalho ter vindo para ficar, as relações humanas e a interação social estão a sentir um impacto negativo das novas circunstâncias, e isso reflete-se na cultura das empresas, mostra o inquérito.

Eric van Leuven conclui que «ao olharmos o futuro, vemos o espaço de escritório com um novo propósito: o de ser um destino inspiracional que fortaleça ligações, aumente aprendizagens, encoraje interações entre colegas e clientes, e impulsione a criatividade e inovação».

Recentemente, a C&W lançou o guia “Recovery Readiness: A How-to Guide for Reopening your Workplace”, para inquilinos e proprietários se prepararem no regresso aos seus postos de trabalho depois das atuais restrições da pandemia serem levantadas.

 

Saiba mais sobre s Cushman & Wakefield.