Apoio ao arrendamento vai ser prolongado até ao final do ano

Apoio ao arrendamento vai ser prolongado até ao final do ano

Na discussão na especialidade na comissão parlamentar desta quarta-feira, o PS viabilizou as propostas do BE e PCP para alargar o período que permite a um inquilino permanecer na sua habitação. Segundo o Público, estas propostas serão aprovadas na próxima sexta-feira pela Assembleia da República, em plenário.

Ficam suspensas até ao final deste ano as denúncias de contratos de arrendamento habitacional e não habitacional efetuadas pelo senhorio; ou a caducidade dos contratos de arrendamento, salvo se o arrendatário não se opuser ao término do contrato. Ficam igualmente suspensos os efeitos da oposição à renovação de contratos de arrendamento habitacional e não habitacional; e a execução de hipotecas sobre o imóvel que constitua habitação própria e permanente do executado.

Deverá também ser aprovada a medida (proposta pelo PCP) que prevê a reabertura das candidaturas aos empréstimos ao arrendamento concedidos pelo IHRU até 31 de dezembro, período este que terminou a 1 de setembro.

Em declarações ao DN, Hugo Costa, coordenador dos socialistas na comissão parlamentar de Economia, explica que o PS quer introduzir algumas alterações nesta lei, por forma a garantir que situações de incumprimento não têm apoio. Uma das medidas prevê que a extensão até ao final dos contratos que já caducaram só seja possível aos arrendatários que cumpram as suas obrigações contratuais.

A lei atualmente em vigor deverá terminar já no final de setembro. Hugo Costa garante ao mesmo jornal que este «processo legislativo será mais rápido do que o normal» para evitar os despejos a partir de 1 de outubro.