Abre esta quinta-feira, dia 5 de setembro, a nova loja da Zara, marca do grupo Inditex, no quarteirão Rossio Pombalino, na Praça do Rossio, em Lisboa.
A nova loja vai ocupar a maior parte da área destes edifícios que se encontram em fase avançada de reabilitação, e que incluem a loja histórica Pérola do Rossio, num total de 5.000 metros quadrados, distribuídos por 4 pisos. O grupo Inditex tem optado por arrendar grandes lojas físicas, como esta, para apostar na experiência de compra, a par da melhoria da logística e tecnologia. Este espaço terá uma gama completa das coleções Zara.
Richard Gabelich, co-gestor do desenvolvimento em Portugal do projeto Rossio Pombalino e do grupo SF Investment Management, que assessora o proprietário, afirma em comunicado que «estamos muito satisfeitos com o acordo com o Grupo Inditex, conseguindo manter o equilíbrio entre o futuro moderno, representado pela marca líder do retalho de moda internacional e que tem uma relação operacional privilegiada com a Península Ibérica, mantendo as características pombalinas que em conjunto queremos preservar. Esta é uma excelente oportunidade para a Zara vir dinamizar a zona mais nobre do coração da cidade de Lisboa e traga um parceiro de classe mundial de longo prazo adequado à natureza privilegiada desta localização».
De recordar que o projeto Rossio Pombalino é assinado pela Contacto Atlântico e recupera todo este quarteirão do Rossio, onde se situava a Pastelaria Suíça. Esta reabilitação, que decorre desde 2021, incluiu a reparação e reforço de paredes e escadas pombalinas originais, cobertura nova, frescos pintados, recriação de tetos em estuque, reparação de luminárias originais e restauro manual de mais de 20.000 azulejos originais do século XVIII.
Richard Gabelich recorda que «será mantida no seu atual local, como parte integrante do Rossio Pombalino, a loja histórica de chás e cafés Pérola do Rossio, sob a gestão da família original, tendo celebrado 100 anos em 2023, contribuindo assim para garantir a preservação da memória histórica do edifício».
Em paralelo, a obra «manteve na extinta loja Manteigaria União os seus elementos de valor arquitetónico e patrimonial e elementos comerciais que conferem ao espaço recriado a marca de uma intervenção contemporânea».
Desde fevereiro de 2018, o quarteirão em causa é propriedade da JCKL Portugal – Investimentos Imobiliários, Lda., detida a 100% por um Global Family Office internacional. A Rossio Pombalino S.A. investiu mais de 100 milhões de euros na aquisição e reabilitação deste edifício emblemático e marco de Lisboa.