Vendas do retalho descem 1,2%

Vendas do retalho descem 1,2%
Produtos Alimentares e Não Alimentares registaram descidas das vendas em novembro.

No mês de novembro, o Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho, publicado pelo INE, registou uma descida homóloga de -1,2%, menos 1,7% que o registado no mês anterior. Não se registava uma variação homóloga negativa deste indicador desde fevereiro de 2021.

Os dois agrupamentos analisados registaram descidas, com os Produtos Alimentares a descer -4,5% em novembro, e os Produtos Não Alimentares -2,2%.

Já a variação mensal do índice agregado foi de 1,7% em novembro. Os Produtos Alimentares e Produtos Não Alimentares passaram de variações de 0,1% e 0,7% em outubro para -0,9% e 3,6% em novembro.

Por outro lado, segundo o INE, em termos nominais, a variação homóloga do índice agregado foi de 8,5% em novembro, «continuando a evidenciar efeitos pronunciados do crescimento dos preços». As variações dos índices dos Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares situaram-se em 10,5% e 6,8%, respetivamente.

Neste período, os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas registaram taxas de variação homóloga de 1,8%, 7,9% e 2%, respetivamente, que comparam com os 2,7%, 8% e 2,8% de outubro.