Vasco da Gama cria 55 lugares exclusivos para carsharing

Fotografia cedida pela Sonae Sierra
Fotografia cedida pela Sonae Sierra

À semelhança do NorteShopping, também gerido pela Sonae Sierra, o centro comercial Vasco da Gama, em Lisboa, criou 55 lugares exclusivos de estacionamento para veículos partilhados no seu parque, para incentivar os colaboradores a fazerem deslocações mais sustentáveis.

Segundo o centro, esta solução permite racionalizar o uso do parque, diminuir a pegada ambiental e uma experiência mais cómoda e sustentável para quem trabalha no centro.

“Numa cidade que se reinventa todos os dias, a mobilidade é um desafio central. Com esta iniciativa, o centro comercial convida os seus colaboradores a partilhar viagens, reduzindo o número de automóveis em circulação e promovendo uma maior eficiência no uso do espaço público”, pode ler-se em comunicado de imprensa.

Estes lugares de carsharing estão devidamente sinalizados e são preferenciais para viaturas com mais de um ocupante.

Pedro Amaral, diretor do Centro Vasco da Gama, comenta que “o compromisso que assumimos com a sustentabilidade é renovado a cada nova decisão que tomamos. Estes 55 lugares de carsharing são reflexo desse caminho, ao promovermos soluções de mobilidade mais ecológicas, adicionando inovação e bem-estar ao dia a dia de quem trabalha no Centro”.

A sustentabilidade tem sido uma das prioridades na gestão deste centro comercial. No ano passado, a propósito da campanha “Sustentabilidade no Centro”, foi atingida uma redução de 40% no consumo de energia e de 13% no uso de água, na última década, e uma taxa de reciclagem de superior a 50%. Além disso, a elevada satisfação demonstrada pelos visitantes conduziu à distinção do espaço com o Prémio Cinco Estrelas Regiões – Grandes Centros Comerciais –, pelo segundo ano consecutivo.