Turismo de Portugal e APCC formalizam protocolo de cooperação

Primeira iniciativa conjunta vai levar a exposição fotográfica “O Turismo é feito de Pessoas” a centros comerciais do país.
Primeira iniciativa conjunta vai levar a exposição fotográfica “O Turismo é feito de Pessoas” a centros comerciais do país.

O Turismo de Portugal e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) formalizaram, esta segunda-feira, no edifício Campus XXI, em Lisboa, um protocolo de cooperação destinado à dinamização de atividades que contribuam para a valorização das profissões e dos profissionais do setor do turismo.

O acordo prevê a realização de eventos em centros comerciais com o objetivo de divulgar a oferta formativa das Escolas de Turismo, bem como a partilha de boas práticas que reforcem o reconhecimento das profissões ligadas ao setor. Está igualmente contemplada a promoção de ações de formação dirigidas aos profissionais das empresas associadas da APCC com atividade na área do turismo.

No âmbito desta parceria, os centros comerciais poderão acolher diversas iniciativas, incluindo exposições temáticas, workshops de gastronomia, pastelaria e vinhos, atividades dirigidas ao público infantil e ações de promoção de produtos portugueses. A primeira iniciativa conjunta irá levar a exposição fotográfica “O Turismo é feito de Pessoas” a diversos centros comerciais do país. Integra fotografias que retratam diversas profissões do setor e tem como objetivo homenagear e valorizar os profissionais enquanto pilar do turismo nacional. Estará patente em Lisboa até ao mês de dezembro e a partir de janeiro inicia uma itinerância nacional que se prolonga até agosto de 2026.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, salienta que “este protocolo traduz um compromisso estratégico para o reforço da qualificação e da visibilidade das profissões turísticas, cujo contributo é determinante para o prestígio e para a credibilidade do setor. A excelência com que estes profissionais desempenham as suas funções sustenta a imagem de Portugal como destino de referência e confirma a centralidade do fator humano no desenvolvimento do turismo. Esta colaboração com a APCC amplia o alcance das nossas iniciativas e aproxima o grande público dos profissionais que dão vida ao setor. Ao levarmos estas competências a espaços com milhões de visitantes, reforçamos o reconhecimento do valor destas carreiras e a sua relevância para o futuro do turismo no país”.

Para Cristina Moreira dos Santos, Presidente da APCC, este protocolo “simboliza o nosso compromisso e dos nossos associados com a valorização de um setor ao qual estamos intrinsecamente ligados, porque recebemos milhões de visitas todos os anos, e os turistas estrangeiros são uma parte muito significativa desta realidade, e porque os centros comerciais acolhem inúmeros profissionais da área do turismo, que são também embaixadores da hospitalidade portuguesa. Podermos valorizar e reforçar as competências desses profissionais é extremamente importante, assim como sermos palco das diversas atividades que este acordo possibilita”.

Este acordo reforça a ligação entre turismo e centros comerciais, dois setores com impacto direto na economia nacional. Com mais de 650 milhões de visitas anuais e um peso de 5% no PIB, estes espaços registam uma forte presença de turistas estrangeiros, que representam 13% das vendas, percentagem ainda mais elevada nos grandes centros.