Sonae Sierra diversifica e aposta em gestão de fundos imobiliários e vários setores

Sonae Sierra diversifica e aposta em gestão de fundos imobiliários e vários setores

A nova estratégia da Sonae Sierra para a Europa vai passar pela promoção e gestão de vários ativos, não só de retalho, mas também de escritórios, habitação, supermercados, hotéis ou hospitais.

Isto porque a Europa tem um mercado de centros comerciais considerado «maduro», onde «as oportunidades de crescimento são muito reduzidas», avançou Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae, durante a apresentação da nova estratégia da empresa.

«Na maioria dos mercados europeus o sentimento é que o mercado está maduro e que, portanto, não vai haver muitas mais oportunidades de desenvolver novos centros comerciais. A Sonae Sierra, por exemplo, acredita que em Portugal não há mais oportunidades para desenvolver centros comerciais», afirmou o responsável, citado pela RTP.

A empresa vai manter o seu negócio de centros comerciais, mas «as avenidas de crescimento são outras», afirmou o responsável, citado pelo Público.

A nova estratégia prevê o reforço da gestão de fundos de investimento focados em vários setores do imobiliário. Neste momento, a Sonae Sierra tem 8.000 milhões de euros sob gestão, valor que quer aumentar em 2.000 milhões de euros até 2025. Atualmente, 1.000 milhões dizem respeito a áreas que não o retalho, montante que deverá passar para 3.000 milhões de euros nos próximos três anos.

Entre as novidades está uma nova parceria com a NOS para a criação de um projeto de cidades inteligentes. Fernando Guedes de Oliveira remeteu mais informação para os próximos dias.