Sonae passa a deter 80% da Sonae Sierra

Sonae passa a deter 80% da Sonae Sierra

A Sonae pretende reforçar a sua posição na Sonae Sierra para 80% do capital da empresa, depois de comprar as ações da Grosvenor por cerca de 82 milhões de euros.

Trata-se de uma operação que ainda carece de «confirmação final» da Grosvenor, conforme comunicou a empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), após a aprovação das contas consolidadas da Sonae Sierra de 2020.

Na nota enviada, pode ler-se que «a Sonae SGPS, SA, informa que a Grosvenor Investments (Portugal) S.Àr.L. comunicou a sua intenção de exercer uma opção de venda sobre 10% das ações detidas da Sonae Sierra, SGPS, SA (doravante “Sonae Sierra”), por um valor estimado de 82,16 milhões de euros, o que representa um desconto implícito de cerca de 11% sobre o NAV da Sonae Sierra mais recentemente publicado».

A Sonae refere ainda que «o principal impacto desta operação nas demonstrações financeiras consolidadas do Grupo será a transferência de Reservas de “Interesses Sem Controlo” para “Capital Próprio do Grupo”, uma vez que a Sonae já detém uma participação de controlo de 70% na Sonae Sierra».