Centros Comerciais

Sierra reduz 22% do consumo de energia e lança campanha “Energia Positiva”

Ana Tavares |
Sierra reduz 22% do consumo de energia e lança campanha “Energia Positiva”

A Sonae Sierra reduziu em 22% o consumo de energia nos centros comerciais que gere, em comparação com 2019. Reforçando a sua aposta na melhoria do desempenho ambiental, lança agora a campanha “Energia Positiva”, sob o mote “Nós pouco notamos, mas o planeta sim”.

Nos últimos anos, foram adotadas medidas como a instalação de iluminação de elevada eficiência; otimização dos horários de funcionamento da iluminação e dos equipamentos; e a gestão eficaz dos sistemas de ar condicionado, através da maximização da ventilação natural e da reutilização de recursos já instalados. Por exemplo, a iluminação dos centros é reduzida após o horário de funcionamento ou em períodos de menor tráfego, e a iluminação decorativa é reduzida.

Este ano, durante a época do Natal, a Sierra vai reduzir a quantidade de luzes decorativas, e toda a iluminação será de alta eficiência (LED). As luzes serão mesmo desligadas durante o dia, até às 18h.

Cristina Santos, Diretora Executiva da área de Property Management da Sierra, explica em comunicado que «na Sierra, a otimização contínua da gestão de recursos sempre foi uma prioridade. A crise energética que a Europa enfrenta neste momento, leva-nos a implementar medidas que permitam reforçar ainda mais a redução dos consumos energéticos dos centros que gerimos». Completa que «deste modo, mitigamos o impacto da escassez de recursos e o aumento dos preços, seguindo em linha com as recomendações dos governos e agências reguladoras do setor energético. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados até hoje, e com a compreensão e contribuição dos nossos lojistas e visitantes mantemos a ambição de fazer mais e melhor», conclui.