SDR e APCC assinam protocolo de colaboração

SDR e APCC assinam protocolo de colaboração

O protocolo assinado recentemente pelo SDR Portugal e pela APCC tem como finalidade o eficaz e eficiente desenvolvimento e implementação do sistema de depósito e reembolso (SDR) a implementar em Portugal e no contexto dos Centros Comerciais.

A formação, sensibilização e informação sobre o funcionamento do futuro SDR junto do consumidor final e, em particular, junto das empresas associadas da APCC, são alguns dos aspetos fundamentais assegurados pelo SDR Portugal no âmbito deste protocolo.

O SDR Portugal compromete-se a promover a implementação e gestão de um sistema que promova a acessível participação de todos os consumidores e, em particular, os do canal HoReCa no contexto dos Centros Comerciais.

O SDR Portugal irá partilhar, também, informação e conhecimento produzido a partir dos estudos desenvolvidos, e de acordo com o enquadramento regulamentar que venha a ser definido para o modelo de implementação do SDR em Portugal.

Já a APCC compromete-se a colaborar com o SDR Portugal no desenvolvimento das mais eficazes soluções para a recolha das embalagens de bebidas de uso único e para a devolução de valores de depósito no contexto dos Centros Comerciais e no âmbito da implementação do SDR nacional.

A SDR Portugal e a APCC, comprometem-se a desenvolver ações de divulgação, informação e formação sobre o SDR e colaborar em iniciativas diversas - como eventos, estudos e grupos de trabalho – oportunos para a boa implementação do SDR em Portugal.

O modelo proposto pelo SDR Portugal, complementar ao atualmente existente, é aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas, reduzindo o seu impacto no ambiente e contribuindo para o cumprimento das metas com que Portugal está comprometido.

Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal, refere que «o protocolo hoje assinado com a APCC é mais um sinal de que a solução que ambicionamos é a mais adequada à resposta que o país precisa. Estamos cada vez mais preparados e os acordos que temos vindo a concretizar evidenciam a robustez da proposta do SDR Portugal e a capacidade que sabemos que terá para ajudar o país a cumprir as metas com que está comprometido

O responsável sublinha ainda que «o protocolo estabelecido com a APCC permitir-nos-á chegar a ainda mais pessoas, disponibilizando a solução necessária nos locais onde o consumo acontece e de forma eficaz. Estamos prontos. Só falta conhecer o fundamental para que o sistema seja implementado e, todos, possamos começar a contribuir mais e melhor para que Portugal tenha os resultados que precisa».

Para Cristina Moreira Santos, presidente da APCC, a «sustentabilidade é um dos eixos centrais da atuação dos Centros Comerciais, pelo que promovemos uma série de iniciativas que vão da poupança energética, até à redução do consumo de água, passando pela redução de resíduos e promoção da reciclagem. Nesse sentido, o protocolo agora assinado com a SDR Portugal representa mais um passo para aumentar a reciclagem nos nossos espaços, dinamizando a promoção da mesma junto dos nossos clientes».