No mês de junho, o comércio registou um aumento de 4% no volume de vendas, face a igual mês do ano passado. No comércio a retalho as vendas cresceram 3,4%, acelerando face à variação de 3,1% do período anterior.
De acordo com os números agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, os índices relativos aos Produtos Alimentares e aos Produtos Não Alimentares aceleraram 0,5 e 0,2 pontos percentuais, respetivamente, para subidas homólogas de 6,1% e 1,6%.
As vendas também subiram 5,1% no comércio por grosso, um aumento face aos 3,8% do mês anterior.
Os índices de emprego, remuneração e horas trabalhadas registaram variações homólogas de 0,8%, 7,4% e -1,6% em junho (1,7%, 7,8% e -0,1% no mês precedente), respetivamente.
No que toca à performance trimestral, no 2º trimestre deste ano, as vendas no comércio aceleraram 2,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior, num crescimento homólogo de 3,8% face a igual trimestre de 2023.
Na comparação com o mês de maio, as vendas do comércio desceram -0,9%, depois de uma subida de 1,3% no mês anterior. O comércio a retalho registou uma subida de 0,7%.
Em termos nominais, a taxa de variação homóloga do índice total do comércio situou-se em 3,9%.