O Índice de Preços das Propriedades Comerciais aumentou 5,5% em 2023, mais 1,3 pontos percentuais do que em 2022, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se da taxa de variação média anual mais elevada da última década.
O aumento dos preços dos imóveis comerciais foi 2.7 pontos percentuais inferior ao registado nas habitações (8,2%). No ano de referência registou-se a menor diferença na evolução dos preços entre imóveis comerciais e residenciais desde 2015.
No ano passado, assim como tem vindo a observar-se nos últimos anos, o mercado residencial, cuja evolução dos preços é descrita pelo IPHab, continuou a apresentar um ritmo de crescimento anual dos preços superior ao registado nas propriedades comerciais, 8,2% e 5,5%, respetivamente.
A desaceleração dos preços dos imóveis residenciais (-4,4 pontos percentuais), associada ao aumento do ritmo de crescimento dos preços das propriedades comerciais, conduziu ao menor diferencial das taxas de variação entre os dois indicadores desde 2015. Em 2023, essa diferença fixou-se em 2,7 pontos percentuais.