Norte lidera no reforço da oferta de shoppings

Norte lidera no reforço da oferta de shoppings

A gestora de centros comerciais deverá aplicar nesta expansão de mais de 20.000m² um total de 43,5 milhões de euros, criando 700 novos postos de trabalho, nota o Negócios.

Aquele que é já o maior shopping da região Norte do país, vai crescer até 2018, quando comemora 20 anos. As obras deverão começar no final deste ano, com a duração de cerca de 18 meses, começando pelo estacionamento. Segundo o Estudo de Impacto Ambiental do projeto, a área de implantação dos edifícios passará de 36.400 para 44.400m².

Por outro lado, os cinemas deverão ser relocalizados e ampliados, de forma a aumentar a oferta de lojas e restaurantes, e em resultado da perda de vários lugares de estacionamento. Para compensar, o estacionamento deverá ser ampliado em 3 pisos, com mais mais 745 lugares.

Segundo a mesma fonte, a viabilização da expansão do NorteShopping decorre de um acordo entre a Câmara de Matosinhos e a Sonae Sierra, que define uma permuta de terrenos entre as duas partes: a Sonae Sierra fica com o terreno municipal que dará lugar à área de ampliação do shopping, mas cede à câmara 2 lotes de terrenos próximos do projeto.

O período de consulta pública do projeto termina a 6 de abril, depois do qual o projeto deverá ser aprovado.

Nova Arcada abre com 109 lojas

Esta 5ª feira inaugura oficialmente o Centro Comercial Nova Arcada, em Braga, com 109 lojas, 20 das quais restaurantes, e ocupadas por várias insígnias nacionais e internacionais. A ideia é receber cerca de 7 milhões de visitantes no 1º ano de atividade.

Entre as lojas âncora do centro comercial, destaque para uma nova loja Ikea com mais de 22.000m² e para um hipermercado Continente, ou ainda o Cineplace, com 12 salas, Toys’R’Us, Worten, Sportzone, Lefties, Berska, C&A e Espaço Casa. Segundo o DV, 10% dos lojistas são locais, tais como a Tabacaria Camões, a Casa das Bolas de Berlim, a DeGema, ou a Tentações do Norte.

O centro comercial conta também com a presença da Stradivarius, Pull & Bear, Tiffosi, Levi’s, Salsa, Sacoor Brothers, Cortefiel, Lanidor, Parfois, Springfield, Women’Secret,Z ippy, Intimissimi, Clarks, BStrong, ML Bolsas, Samsonite, Perfumes & Companhia, Kiko Milano, A Loja do Gato Preto ou Calçado Guimarães, entre outras.

Pedro Leite, diretor do centro comercial, explicou à imprensa que «trouxemos para a cidade lojas que não existiam, como a Ikea e a Lefties, o que nos permite garantir uma oferta diferenciadora que vem colmatar lacunas em alguns segmentos».

A ideia é que o centro proporcione «a todos os visitantes e às famílias, uma boa experiência de visita que prima pela qualidade e variedade do mix comercial e pela facilidade de acessos, assumindo-se, por isso, como uma referência na cidade. Estamos confiantes na sua capacidade de atração, tanto de lojistas como de visitantes, e no dinamismo que vai incutir em toda a região», completou.

O shopping está também equipado com um parque de estacionamento com capacidade para 2.300 lugares cobertos e 300 descobertos, distribuídos por 4 pisos. Resulta de um investimento de 160 milhões de euros, e deverá ser o único centro comercial a ser inaugurado este ano.