Sustentabilidade

Nhood implementa projeto de energia e mobilidade verde no Alegro Montijo

Ana Tavares |
Nhood implementa projeto de energia e mobilidade verde no Alegro Montijo

O centro comercial Alegro Montijo, da Ceetrus, vai ter uma nova solução integrada de energia renovável e mobilidade elétrica, implementada pela Nhood, em parceria com a Mota-Engil.

A empresa global de soluções imobiliárias do grupo AFM, também dono da Ceetrus, é responsável pelo planeamento e implementação deste projeto de energia e mobilidade elétrica, e é também responsável pela gestão do Alegro Montijo. O objetivo deste projeto é reduzir a pegada de carbono gerada localmente, e contribuir para os objetivos nacionais de neutralidade carbónica.

Esta solução consiste no desenvolvimento de um modelo integrado de Local Smart Energy, com a produção de energia renovável na cobertura do hipermercado e na estrutura do estacionamento, associada a uma Energy Storage, que vai alimentar uma estrutura de carregamento elétrico, que servirá o parque automóvel do centro comercial com uma potência de 540kW.

Alegro Montijo_3.jpg

Alegro Montijo_2.jpg

Segundo a Nhood, «o desenvolvimento de um modelo integrado de energia e mobilidade com estas características permite maximizar a gestão conjunta dos fluxos energéticos gerados, de modo a garantir que são autoconsumidos, na mobilidade elétrica e nas instalações, minimizando a necessidade de recorrer à energia da Rede Elétrica do Serviço Público».

João Remondes, Líder de Transformação e Impacto Positivo da Nhood Portugal, reforça que «com a implementação deste projeto para o cliente Ceetrus, a Nhood Portugal atua em prol da transformação das cidades através de uma política de Triplo Impacto Positivo, ou seja, cria espaços que geram comunidades ativas, cidades sustentáveis, um planeta melhor para todos e, a longo prazo, acrescenta valor ao próprio ativo».

O responsável explica que «pretendemos criar projetos inclusivos e diversificados, com um foco em três eixos: Pessoas, Planeta e Proveitos, em prol da prosperidade dos locais onde atuamos. A instalação deste projeto no Centro Comercial Alegro Montijo é um claro exemplo deste compromisso da Nhood com o futuro, uma vez que representa diversos benefícios ambientais na medida que pretende impulsionar a transição para a mobilidade elétrica no retalho, com impactos ambientais muito positivos na redução das emissões de GEE, na melhoria da qualidade do ar e na redução do ruido do parque automóvel. A curto prazo, prevemos replicar a implementação deste projeto de energia e mobilidade elétrica nos restantes ativos propriedade da Ceetrus», conclui.