Mercadona regista lucros pela primeira vez em Portugal

Cria 6.000 novos postos de trabalho e atinge o número de 110.000 pessoas entre Portugal e Espanha.

A Mercadona aumentou em 2024 as suas vendas consolidadas em 9%, até aos 38.835 milhões de euros. Deste total, 37.057 milhões correspondem à faturação de Espanha e os restantes 1.778 milhões à de Portugal, onde a Mercadona conta com 60 lojas do total de 1.674 que faziam parte da rede de supermercados da empresa ao fecho de 2024.

A retalhista de origme espanhola criou mais de 6.000 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade, 1.700 em Portugal e 4.300 em Espanha, tendo alcançado em cada país uma equipa de 7.000 e 103.000 pessoas, respetivamente. A empresa de supermercados aumentou o salário em 8,5 %, mais de 5 pontos percentuais acima do IPC de Portugal e de Espanha, além de partilhar uma remuneração variável por objetivos, relacionada com lucros da empresa, de 700 milhões de euros. Após os primeiros 5 anos no país, a Mercadona conta com 7.000 empregos criados.

Tendo registado mais de 1.000 milhões de euros de investimento em Portugal durante esse período, a operação da Mercadona em território nacional foi rentável pela primeira vez, tendo a empresa gerado em 2024 um total de 7 milhões de euros de lucro resultante da sua atividade.

Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal

Para continuar a abastecer a sua rede de 60 supermercados, a empresa trabalhou de perto com os seus fornecedores nacionais, aos quais comprou 1.400 milhões de euros. Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, mais 27% do que no ano anterior.

A empresa prevê investir mais de 1.000 milhões de euros e criar mais de 1.000 postos de trabalho em 2025. Do mesmo modo, as suas previsões incluem um aumento de 3,5 % nas suas vendas, para atingir os 40.100 milhões de euros, e a consolidação de um lucro idêntico ao do último exercício.

Para Portugal, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, chegando, no decorrer do ano, à cidade de Lisboa, onde abrirá dois supermercados.