Mercadona já abriu em Lisboa

Mercadona Alta de Lisboa (foto: Mercadona)
Mercadona Alta de Lisboa (foto: Mercadona)

A Mercadona concretizou hoje um importante passo no seu plano de expansão em Portugal, com a abertura do seu primeiro supermercado na cidade de Lisboa. Localizado na rua Hermínio da Palma Inácio, o Mercadona da Alta de Lisboa tem uma área de vendas de 1.900 m² e dispõe de 300 lugares de estacionamento, incluindo seis postos de carregamento de veículos elétricos. O supermercado foi edificado num terreno com uma área total de 5.000 m², cuja operação de loteamento foi desenvolvida pela SGAL – Sociedade Gestora da Alta de Lisboa.

A construção do espaço da Mercadona em Lisboa representa um investimento global de 18 milhões de euros, incluindo, além da loja, um piso inteiramente destinado aos novos escritórios do grupo, que contará com cerca de 100 colaboradores de diversas áreas que exercem funções no centro do país, incluindo recursos humanos, logística e obras.

O Mercadona da Alta de Lisboa é a nona loja do grupo no distrito de Lisboa, e permitiu criar 90 novos postos de trabalho na cidade. Para o 1º trimestre de 2026, está já prevista a abertura da segunda loja da marca na cidade, desta feita na Quinta do Lambert (lumiar), alcançando assim o marco das 70 lojas em Portugal.

O novo espaço respeita o Modelo de Loja Eficiente implementado em todas as lojas da cadeia em Portugal, com corredores amplos, entrada com vidro duplo que evita correntes de ar, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético. Contará também com 395 painéis solares na cobertura para autoconsumo.

Desde a sua chegada a Portugal, há seis anos, a Mercadona já investiu mais de 1.100 milhões de euros no seu plano de expansão no nosso país, onde conta com uma equipa de mais de 7.000 pessoas efetivas. Para 2025, o valor de investimento previsto ascende a 157 milhões de euros.

 Entre 2019 e 2024 comprou 4.500 milhões de euros em mercadorias diretamente a fornecedores nacionais do setor agroalimentar, um valor que prevê continuar a crescer com a abertura de novas lojas.

Nesse período, a Mercadona alcançou um volume de vendas de 4.550 milhões de euros no nosso país. Só no último ano, faturou mais 27% do que no período homólogo e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto). 2024 foi também o ano em que a Irmãdona Supermercados teve um resultado líquido positivo, de 7 milhões de euros.