Mercadona abre supermercado em Guimarães

Mercadona abre supermercado em Guimarães

No passado dia 5 de abril, a Mercadona abriu um novo supermercado na cidade de Guimarães, numa zona central da cidade de cariz histórico, sobre a qual a Mercadona concedeu o seu devido respeito, preservando o estilo arquitetónico industrial já existente, «com este supermercado, conseguimos dinamizar uma zona central da cidade que se encontrava devoluta e que recupera agora a sua nobreza, mantendo o seu cariz industrial. Ao preservar a chaminé original e o estilo arquitetónico fabril deste local, a Mercadona respeitou também o valor histórico e social desta zona tão importante para os vimaranenses», alegou Sofia Cardoso, Diretora Regional de Relações Externas Norte de Portugal.

Concebido segundo o modelo de loja eficiente característico da empresa, o novo supermercado, para além dispor de corredores amplos e confortáveis e uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, terá uma área de vendas de 1.900 m2 com secções de Talho, Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Frutas e Legumes e Pronto a Comer. Ainda albergará um estacionamento de 140 lugares, com 2 lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos.

A aposta feita em energias renováveis feita é nítida, por exemplo, através da instalação de painéis solares em alguns supermercados, como é o caso da nova loja em Guimarães, onde existem 432 painéis solares, havendo assim uma poupança anual de, aproximadamente, 20% de energia elétrica: «além de uma visão que vai de encontro às políticas de sustentabilidade que preconizamos para o território, almejando a constituição de uma cadeia agroalimentar sustentável, o investimento cria novos postos de trabalho e aumenta e dinamiza a oferta na área alimentar e nas áreas de cuidados pessoais».

Em 2021, a empresa alcançou os 29 supermercados no país, atingindo um volume de vendas de 415 milhões de euros. Para este ano, prevê investir 150 milhões de euros em Portugal com a abertura de mais 10 lojas.