Inditex fecha várias lojas em Portugal

Inditex fecha várias lojas em Portugal
Arsenie Krasnevsky/Shutterstock

No nosso país, a Inditex estará a ponderar localizações prime como a loja da Zara Home no Chiado, na rua do Carmo, que poderão agora encerrar definitivamente, e outras lojas em Lisboa e Porto.

Segundo a Meios e Publicidade, o fecho já foi comunicado aos colaboradores. Mas a lista de lojas que vão fechar é muito maior e abrange também outras marcas do grupo espanhol. Sem precisar o número de fechos em Portugal, avança que em Espanha, vão fechar 79 lojas Zara, Berska, Massimo Dutti, Oysho e Pull&Bear até abril deste ano, incluindo espaços na Gran Vía, em Madrid, ou nas Ramblas e Paseo de Gracia, em Barcelona. Vão encerrar também várias lojas nos principais centros comerciais espanhóis.

A Inditex fecha estes espaços seguindo a sua nova política de crescimento de vendas da empresa, que se foca mais nos canais de distribuição online. Devido à pandemia, no ano passado a empresa sofreu uma quebra de vendas sem precedentes, de cerca de 29% até ao terceiro trimestre de 2020. Mas as vendas online subiram até 75%.

Neste contexto, a Inditex prevê que as vendas online representem mais de 25% do total das suas receitas no próximo ano, quando rondavam os 19% em 2019.