Centros comerciais geridos pela CBRE recebem certificação BREEAM

Centros comerciais geridos pela CBRE recebem certificação BREEAM

Os centros comerciais Alma Shopping e Nosso Shopping foram distinguidos com um dos principais sistemas internacionais de certificação de sustentabilidade de edifícios – BREEAM, com classificações de Muito Bom e Excelente, respetivamente, para as categorias Edifício e Gestão na vertente “Em-Uso”.

Trata-se de um sistema desenvolvido pelo "Building Research Establishment" (BRE), que permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objetivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.

A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas – ‘Nova Construção’, monitorizando o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projeto e construção, ‘Em Uso’, que mede o mesmo parâmetro, incluindo as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo, e a categoria ‘Remodelação’.

A certificação BREEAM permite a proprietários e inquilinos avaliar as práticas de gestão do edifício, desenvolver planos de ação que permitam a melhoria da mesma, desenvolvendo uma avaliação comparativa com outros edifícios. Através deste sistema, explica a CBRE, os imóveis irão beneficiar de uma redução de custos operacionais, redução do impacto ambiental, melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforço da responsabilidade corporativa e, consequentemente, o aumento do desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como empresa mais sustentável.

Bernardo Freitas, responsável técnico de Property Management da CBRE, refere em comunicado que «a presente certificação vem confirmar uma tendência que se tem vindo a afirmar no segmento do imobiliário comercial, nomeadamente, a preocupação revelada pelos investidores, no que toca à sustentabilidade dos seus portefólios, ao procurarem práticas de investimento e de gestão mais responsáveis».

Considera que «este tipo de iniciativas é muito importante para profissionalizar um mercado que ainda é muito jovem em Portugal. A CBRE tem atualmente a sustentabilidade como um dos seus pilares estratégicos e tem ajudado os seus clientes a desenvolver projetos mais sustentáveis em Portugal». E avança que «além dos centros Alma Shopping e Nosso Shopping, já certificados, estão também em processo de certificação mais cinco centros comerciais geridos pela CBRE, nomeadamente, o Alameda Shop & Spot, no Porto, o UBBO, na Amadora, o LoureShopping, em Loures, o RioSul Shopping, no Seixal, e o 8ª Avenida, em São João da Madeira».