Centros comerciais aumentam vendas em 10%

Centros comerciais aumentam vendas em 10%
Shutterstock

Em 2025, os centros comerciais portugueses registaram um aumento das vendas de 10% face ao ano anterior. Este é um dos principais números do mais recente estudo da Reduniq Insights desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), sobre as vendas com meios de pagamento eletrónico.

Além da faturação, também o número de transações aumentou 11% no ano passado, e o valor médio por compra foi de 36,4 euros.

Os fins de semana continuam a ter um peso muito significativo na dinâmica dos centros comerciais. É durante estes dias que se realizaram 36% das vendas do ano, e o sábado é o melhor dia da semana, com 19%. O domingo concentra 17% das vendas, um aumento face aos 16% de 2024.

Também o período pós-laboral continua a ser muito expressivo, com 38% dos clientes a optar por fazer as suas compras a partir das 18h.

No que diz respeito aos vários segmentos, o estudo aponta que a moda continua a ser o mais representativo, representando 34% da faturação, seguida pelos supermercados, com 26% (mais 3% que no ano anterior, e o maior crescimento do conjunto) e pela restauração, com 11%.

Carla Pinto, diretora executiva da APCC, comenta em comunicado de imprensa que “os resultados alcançados evidenciam, mais uma vez, a relevância do ecossistema dos centros comerciais no dia-a-dia das pessoas e o importante contributo do setor para a economia nacional e para a criação de emprego. Há uma constante preocupação em que estes espaços deem resposta às necessidades das comunidades que servem, apoiando também causas sociais, e acreditamos que estes resultados são reflexo desse trabalho”.

A responsável garante que “vamos continuar esta aposta e estar igualmente atentos e antecipando os novos desafios que se colocam, nomeadamente no que toca a inovações tecnológicas e colocando essas inovações ao serviço dos nossos clientes, mantendo o foco na humanização destes espaços”.