Centros comerciais: 35% das compras nas lojas dão-se ao fim-de-semana

Centros comerciais: 35% das compras nas lojas dão-se ao fim-de-semana
Pixabay.

É uma das conclusões do estudo da REDUNIQ Insight, desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC). Os fins-de-semana representam 35% da faturação realizada – com cartões – nos Centros Comerciais, a passo que nos dias úteis da semana, o período pós-laboral (a partir das 18 horas) representou 33% da faturação das lojas. Este dado demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.

Segundo o estudo, nos primeiros três meses do ano, a faturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais registou uma variação positiva de 16% face a igual período de 2022 e de 25% quando comparada com os primeiros três meses de 2019.

No primeiro trimestre do ano, a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais situou-se nos 34,3 euros e o gasto médio mensal por cliente nos 67 euros.

Em termos setoriais, 30% do total de faturação registada em Centros Comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, no período em análise, 29% foi gasto em Supermercados, 14% em Eletrodomésticos & Tecnologia e 10% em Restauração.