Centro comercial Vialia Vigo abre as suas portas ao público

Centro comercial Vialia Vigo abre as suas portas ao público

O centro comercial Vialia Estación de Vigo, gerido pela Nhood España, abriu as suas portas ao público na quarta-feira, 30 de setembro. Entre as personalidades que estiveram presentes na inauguração estiveram a Secretária de Estado dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Isabel Pardo de Vera; a Ministra Regional de Infraestruturas e Mobilidade, Ethel Vázquez; e o presidente da Nhood Espanha, Manuel Teba.

O responsável da Mitma destacou que a estação intermodal será um grande espaço público que proporcionará uma nova visão da cidade e, desta forma, colocou-a como exemplo do tipo de mobilidade a que aspira o Governo: segura, sustentável e conectado, capaz de encontrar um equilíbrio entre os diferentes modos de transporte e colocar os cidadãos no centro de todas as ações.

Teba sublinhou que graças à colaboração público-privada foi possível a regeneração urbana mais importante em Espanha, ratificada pelo prémio Asprima SIMA 2021 para a melhor iniciativa neste domínio. Afirmou ainda que a Vialia Vigo nasceu adaptando-se às pessoas da cidade e que vai criar 2.000 empregos.

Localizado no coração da cidade de Vigo, o novo espaço projetado pelo prestigioso arquiteto americano Thom Mayne, abriga uma estação intermodal de comboio e autocarros, uma praça pública de mais de 3.000 m2, uma área de entretenimento e restauração e um centro comercial com mais de 120 lojas, cuja taxa de ocupação atual supera os 95% com marcas como Fnac, H&M, Alcampo, C&A, Primark e Yelmo Cines, entre outras.

Entre as últimas novidades da sua oferta comercial estão a empresa de roupa New Blanco, a clínica de estética e laser Artepil, a loja Movistar, a loja de videojogos Game e a rede de tecnologia Hubside.

Este centro de vida e encontro, que já foi premiado com a melhor regeneração urbana a nível nacional, ainda antes da sua inauguração, terá a gastronomia como um dos eixos centrais da sua oferta. A praça de alimentação a céu aberto, com área para espetáculos ao vivo, oferece aos visitantes uma grande variedade de estabelecimentos como McDonald's, Burger King, Muerde la Pasta, KFC, Taco Bell, Vips e Ginos. O destaque especial da sua oferta gastronómica será o novo restaurante "Centeno", dirigido pela chef premiada com estrela Michelin Rafa Centeno, que vai oferecer um conceito que aposta num menu saudável e com menos carnes para todos os “bolsos”.

Os operadores locais serão uma parte essencial da identidade do centro. Marcas como Meu Fit, La Pepita, Koa Poke, Vioncas Bake e La Chuliña também marcarão presença na Vialia Estación de Vigo.

Vigo é uma cidade ligada às famílias, aos espaços verdes, ao desporto e à arte urbana, que estarão representados em Vialia Estación de Vigo através da sua praça pública. Entre muitas outras atividades, terá uma pista de skate urbana, campos de basquetebol 3x3, pista de “pump”, campo de futebol, área de ginástica, área de lazer infantil, área de relaxamento e campo de petanca. Os animais de estimação também poderão desfrutar do centro com um espaço especialmente pensado para eles.

Além disso, o complexo é uma forte fonte de atividade económica. O portal de emprego de Vialia Estación de Vigo recebeu mais de 17.500 currículos, mais de 250.000 visitas e mais de 375 ofertas de emprego.