A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) junta-se à Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, numa iniciativa solidária, que decorre em todo o país, com o apoio dos associados da APCC e da Metropolitana. O objetivo é angariar donativos para a Acreditar.
A campanha tem início, simbólico, no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, com o “Concerto Solidário Acreditar”, pela Orquestra de Sopros da Metropolitana, na praça central do Centro Colombo, às 18h00. Nesse dia, serão entregues à Acreditar os donativos da APCC e dos seus associados.
Entre os dias 5 de dezembro e 6 de janeiro, a campanha, que decorre nas redes sociais e nos centros comerciais, é alargada ao público em geral, para que possa também, dentro das suas possibilidades, dar o seu contributo para esta ação solidária.
A Acreditar, que assinala 30 anos este ano, garante uma ajuda fundamental às crianças e jovens com cancro e às suas famílias, acompanhando e prestando apoio em todas as fases da doença. A associação, que já apoiou mais de 15 mil famílias, garante um acompanhamento muito vasto às crianças e jovens e às suas famílias: apoio social (financeiro, alimentar e material); apoio escolar; bolsas de estudo; apoio psicológico e jurídico, entre outro tipo de ajuda.
A associação criou, também, as Casas Acreditar que acolhem as famílias das crianças e jovens que têm de sair das suas localidades para realizarem tratamentos no Porto, Coimbra ou Lisboa. Recorde-se que a Casa Acreditar de Lisboa abriu renovada a 20 de junho.
A diretora-geral da Acreditar, Margarida Cruz, diz que «com a extraordinária força com que chegam aos cidadãos através das dezenas de centros comerciais associadas, este Natal a APCC leva mais longe a voz das crianças com cancro. Em total sintonia com os valores que nos guiam de empatia, sentido de comunidade e esperança, esta parceria enche-nos de entusiasmo. O empenho de tantas entidades nesta iniciativa solidária assegura-nos que só uma sociedade civil mobilizada permite que ninguém vá sozinho quando o cancro se mete no caminho».
Carla Pinto, diretora executiva da APCC, refere que «juntar os nossos associados em torno desta causa é algo que consideramos extremamente relevante. Os centros comerciais são muito mais do que meros locais de compras, existem para servir as pessoas e as comunidades em que estão inseridos e os associados da APCC realizam, frequentemente, ações de solidariedade social, mas ao lançarmos esta campanha nacional quisemos mobilizar todos em torno do mesmo objetivo. A Acreditar desenvolve um trabalho muito meritório, que faz toda a diferença na vida de muitas famílias, já que ajuda a enfrentar os inúmeros e difíceis desafios que o cancro pediátrico representa, e com esta iniciativa solidária, queremos, também nós, fazer a diferença e dar o nosso contributo para esta missão tão nobre».
A responsável acrescenta ainda que «iniciamos simbolicamente a campanha a 05 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, com um concerto pela Orquestra de Sopros da Metropolitana, que, generosamente, apoia esta ação e à qual deixamos o nosso agradecimento. Acreditamos que o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Acreditar irá estender-se aos nossos associados e aos muitos portugueses que, diariamente, visitam os centros comerciais de todo o país, porque cada contributo é essencial e pode garantir uma ajuda de que tanto precisam as crianças e famílias apoiadas por esta Associação».