O Turismo de Portugal e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) assinaram na última sexta-feira, dia 19 de junho, um novo protocolo de cooperação para a identificação, qualificação e integração de espaços na Rede de Refúgios Climáticos, que está a ser desenvolvida pelo Turismo de Portugal.
Esta iniciativa faz parte da Agenda para a Ação Climática no Turismo 2030, e tem como objetivo dar resposta aos impactos das alterações climáticas no setor turístico, nomeadamente com o aumento da frequência e intensidade das ondas de calor ao longo do ano. Esta rede terá soluções confortáveis e seguras para turistas e residentes, contribuindo para a resiliência dos destinos turísticos e para a valorização de infraestruturas que tenham esse potencial de conforto térmico, como é o caso dos centros comerciais.
Um refúgio climático é um espaço, interior ou exterior, que garante condições confortáveis durante períodos de calor extremo, permitindo a permanência temporária e a redução da exposição a temperaturas elevadas.
No âmbito deste protocolo, serão identificados espaços que possam ser usados como refúgios climáticos, e será dado apoio à requalificação e melhoria destes espaços, quando necessário. Esses locais serão integrados numa lógica de rede territorial, e a iniciativa será divulgada e promovida junto de turistas e da população residente.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, afirma em comunicado de imprensa que “a criação da Rede de Refúgios Climáticos demonstra o papel ativo que o turismo pode e deve assumir na resposta aos desafios das alterações climáticas e ao aumento dos fenómenos de calor extremo”. No seu entender, a parceria com a APCC “permite mobilizar espaços de proximidade, com condições de conforto e acessibilidade, reforçando a segurança e o bem-estar de turistas e residentes. É mais um passo para afirmar Portugal como um destino turístico mais resiliente, sustentável e preparado para o futuro”.
Carla Pinto, diretora executiva da APCC, destaca que “os centros comerciais já são amplamente reconhecidos como espaços de conforto climático e, desde sempre, um refúgio muito procurado em dias de calor ou de frio, pelo que é natural o envolvimento do nosso setor nesta rede. São locais de encontro, proximidade, conveniência e, igualmente importante, de garantia de conforto para os seus milhares de visitantes. Esta parceria com o Turismo de Portugal, reforça o nosso compromisso e dos nossos associados com a concretização de iniciativas que assegurem o bem-estar das comunidades que os centros comerciais servem e dos muitos turistas que recebem”.
A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu em Reguengos de Monsaraz, e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado; da diretora executiva da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, Carla Pinto; do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, da presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.