O LX Factory foi o palco da 11ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorreu de 9 a 11 de abril. Superando as melhores expectativas, a iniciativa contabilizou 18.000 registos, realizadas por cerca de 2.000 pessoas.
A edição deste ano reuniu 140 oradores, 60 entidades e parceiros, num ciclo de 28 conferências, debates, workshops e seminários jurídicos. Uma programação de três dias que apresentou uma agenda multifacetada de iniciativas que se debruçam sobre a reabilitação urbana, sustentabilidade, habitação e tecnologia no imobiliário.
A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contou com a presença de várias figuras do poder central e local, tais como a Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Joana Almeida, e Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa.
Na sessão de abertura da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, Filipa Roseta apelou que «precisamos de pessoas que tenham capacidade e vontade de fazer, pois precisamos de muito investimento nesta cidade». Na sua intervenção na abertura do evento, Manuel Reis Campos, presidente da CPCI, sublinhou que «o caminho da reabilitação urbana é notável, e tem de ser continuado. É uma matéria prioritária para todos, para investidores, privados ou autarquias».
No último dia do evento, Joana Almeida enfatizou que «iniciámos em Lisboa a construção de uma nova visão estratégica para a cidade, a 2040. Devemos destacar a importância da reabilitação para termos mais jovens, mais famílias. Deixo o desafio da inovação e da qualidade na construção de cidade e intervenção no espaço público».
No âmbito do Simplex, a vereadora ressaltou que «o tema da simplificação dos licenciamentos está presente neste mandato desde o primeiro dia, e desde aí tivemos preocupação ao nível da celeridade, clareza, transparência e comunicação. Hoje conseguimos melhorar toda a componente do licenciamento», acrescentando que o Simplex «é uma mudança de paradigma em que somos todos chamados a ser mais responsáveis».
A 11.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contou com o apoio de diversas entidades do setor privado. A Ecociaf, o Grupo Preceram, a Mapei, a Schneider Electric Portugal, a Reynaers Aluminium, a Saint-Gobain, a Schmitt + Sohn Elevadores e a Tecofix alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se A400, Avenue, Bosch, CBRE | Neoturis, Cosentino, EDP, Eastbanc, Fassa Bartolo, Grupo SanJose, Kōzōwood Industries, Morais Leitão, NOS, Perfisa, PLMJ, RE/MAX Siimgroup, Reify., Savills, Schlüter-Systems, Sanitana, Smeg, Valchromat, Victoria Seguros, Viroc e Vogue Homes.
A iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Nos patrocínios institucionais alinharam a ADENE, ALP, APEGAC, APEMIP, APPII, CPCI, a Ordem dos Arquitectos, a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, AHP, ALEP, ANFAJE, APFIPP, SIL, Cluster Habitat Sustentável, GECoRPA – Grémio do Património, a ULI Portugal e a WIRE Portugal.
A CNN Portugal, o Suplemento de Imobiliário do Jornal Público, a Confidencial Imobiliário, a Iberian Property e o Observatorio Inmobiliario são os media partners oficiais e o Idealista o portal oficial da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.