Semana da Reabilitação Urbana do Porto regressa na próxima semana

Semana da Reabilitação Urbana do Porto regressa na próxima semana

Sob o mote “REPORTO”, esta edição traz uma nova perspetiva sobre a evolução urbana da cidade, numa altura em que o Porto regista uma nova dinâmica de investimento, turismo e imobiliário. Olhar este movimento com um foco mais abrangente é o desafio da Semana da Reabilitação.

Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana, comenta que «temos que olhar para a cidade como um tecido em que é preciso intervir de forma integrada, mas com instrumentos distintos. É necessário continuar a reabilitar, mas é também fulcral requalificar e regenerar os territórios desocupados e estruturantes, bem como promover a reutilização de recursos e espaços que a cidade já dispõe. O denominador comum é o movimento “RE”, que, em última análise, significa agir no território com uma perspetiva de reforço do que este nos oferece e também do seu potencial por realizar».

O evento mantém este ano o seu caráter multidisciplinar e multifacetado, promovendo uma agenda completa de atividades que inclui conferências, workshops, tertúlias ou exposições, além de um passeio a obras de reabilitação na Baixa do Porto, num total de 15 sessões e mais de 125 intervenientes, com destaque para temas como a habitação acessível, o novo regime legal da reabilitação urbana e a organização territorial no Porto.

 

Habitação acessível arranca os trabalhos

Será a temática da habitação acessível a abrir o programa de conferências do evento. Pelas 16h15, arranca a sessão inaugural “Habitação Acessível, o contributo das políticas de habitação e a realidade de hoje”, que vai reunir representantes da autarquia do Porto, do investimento, promoção e mediação imobiliárias, engenharia e financiamento.

Pedro Baganha (Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto), Luís Lima (Presidente da APEMIP), Hugo Santos Ferreira (Vice-presidente Executivo da APPII), Fernando de Almeida Santos (Vice-presidente da Ordem dos Engenheiros) e António Fontes (Responsável da área de Fomento à Construção do Santander) integram o debate mediado por Manuel Reis Campos (presidente da CPCI/AICCOPN). 

 

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta este ano com os apoios da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto. Consulte mais informações sobre o evento, incluindo a agenda e registo de participantes, aqui.