Preços sobem no Centro Histórico do Porto no 1º semestre

Preços sobem no Centro Histórico do Porto no 1º semestre

 

No 1º semestre, os preços das casas subiram 14,6% nesta zona, face a igual período do ano passado, registando mesmo uma intensificação face ao ritmo homólogo de 10,3% que se tinha observado no semestre anterior. Esta é a subida homóloga mais elevada dos últimos dois anos e meio.

Em termos semestrais, a subida foi de 8%, igualmente mais elevada que os 4% e 6% registados nos dois últimos semestres.

Os preços das casas no Centro Histórico do Porto sobem desde o 2º semestre de 2011, com sucessivas subidas homólogas e semestrais, de tal forma que, neste período de 7 anos, a valorização acumulada do território se situa em 146%. Entre 2009 (ano base do Índice) e início de 2011, os preços dos imóveis neste território observarem um percurso de contração, com descidas máximas de -5%.

No entanto, o ritmo de valorização do Centro Histórico é há 2 anos mais lento que o registado para o total da cidade. O Índice de Preços Residenciais (IPR) apurado pela Ci para o concelho do Porto apresentou uma subida homóloga de 24% no 2º trimestre de 2018, numa forte aceleração face aos 11,4% registados no final de 2017.

No entanto, os preços residenciais do concelho ainda não recuperaram face ao período pré-crise, em 2007, mantendo-se 1,4% abaixo desse nível no total da cidade no final do 1º semestre de 2018.