Prémio Nacional de Reabilitação Urbana reconhecido com o apoio da DGPC

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana reconhecido com o apoio da DGPC

A celebrar a sua 12.ª edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conquistou o apreço e o apoio do setor da construção e do imobiliário, bem como o reconhecimento da sociedade civil. O seu impacto na promoção da reabilitação urbana e na valorização do trabalho das empresas e profissionais que se dedicam a esta atividade não passa despercebido às Entidades, Associações e Ordens Profissionais mais próximas do setor da construção e do imobiliário. Prova disso mesmo, em 2024, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana mereceu, uma vez mais, o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção-Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.

Destacar os apoios institucionais já confirmados da Associação Comercial do Porto, da Associação da Hotelaria de Portugal – AHP, da Associação Lisbonense de Proprietários – ALP, da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas – AICCOPN, da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários – APPII, da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário – CPCI, do GECoRPA – Grémio do Património, da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Engenheiros Técnicos e da União das Misericórdias Portuguesas.

Esta é uma iniciativa que conta também com um importante apoio do setor privado e empresarial, desde logo, da Secil que se se associa de forma ampla, e desde longa data, a esta iniciativa. Acrescem os patrocínios platina da Schmitt + Sohn Elevadores, da Victoria Seguros, da Savills e da Saint-Gobain. 

Inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana até 16 de fevereiro

Podem participar na edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, que não tenham sido candidatas em edições anteriores. Para assegurar a participação, todos os interessados devem submeter a sua inscriçãoonline, até à data de 16 de fevereiro. 

Os vencedores serão eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.

Serão estas cinco personalidades que terão a responsabilidade de eleger os melhores projetos nas categorias: Residencial, Comercial & Serviços, Turístico, Impacto Social, Cidade de Lisboa, Cidade do Porto, Sustentabilidade, Reabilitação Estrutural, Restauro e Melhor Intervenção inferior a 1000 m2.

O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".

Não perca a oportunidade de participar e de fazer parte de uma das mais importantes iniciativas do setor da construção e do imobiliário. Todas as informações disponíveis online em premio.vidaimobiliaria.com