Maia: Bairro do Sobreiro é reabilitado com €21,3M

Maia: Bairro do Sobreiro é reabilitado com €21,3M

A concluir em 2020, esta empreitada quer colocar «o Bairro do Sobreiro no mapa», segundo o autarca António Silva Tiago. Este projeto prevê a requalificação dos 36 prédios que ainda não sofreram obras, do espaço público, e a construção de um novo centro comunitário e sociocultural, além de um novo arruamento e um novo edifício de habitação social com 5 pisos e 157 habitações.

O investimento previsto é de 21,3 milhões de euros, a suportar pela empresa municipal Espaço Municipal e por fundos comunitários, através do Portugal 2020. 8 milhões de euros dizem respeito à requalificação das habitações, um total de 606 casas distribuídas por 44 blocos, e será comparticipado em 50% através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano promovido pelo Norte 2020 e o restante fica a cargo da autarquia, segundo o Idealista.

 

Fachadas ganham nova vida com revestimentos Equitone

No âmbito destas intervenções, os edifícios passarão a integrar revestimentos Equitone® nas suas fachadas, um sistema de fachadas ventiladas que permitirá melhorar problemas de fundo do edificado a nível de instabilidade e fissuração das paredes exteriores.

Oferecendo uma expetativa de vida superior a 50 anos, este material carateriza-se pela elevada durabilidade, além de não apresentar exigências significativas em termos de manutenção e de limpeza. Distinguindo-se pelo seu aspeto de grande naturalidade, o revestimento a aplicar nos blocos tem uma cor em tons de cinzento e bege claro e, nas torres, prevê-se painéis em tons de creme e branco, conferindo, assim, uma imagem atual e renovada a este bairro atualmente bastante degradado.

Gilberto Barbosa, gestor de mercado português do Grupo ETEX (Divisão de Fachadas), acrescenta que «as soluções Equitone® apresentam um rácio custo-benefício muito interessante, pois permitem não só atuar em questões de curto-prazo, como acompanhar, de forma mais eficiente, o desgaste natural de um edifício ao longo da sua vida. E esta obra mostra que se trata de uma solução excelente também para a reabilitação, precisamente pela conjugação destes fatores».

O Bairro do Sobreiro é atualmente composto por 44 blocos residenciais com quatro pisos acima do solo (+ 1 em cave) e quatro torres de 10 e 11 pisos residenciais, as quais integram ainda comércio e serviços nos pisos térreos e de sobreloja. No total, estes edifícios contabilizam mais de 500 fogos. Deste parque edificado, oito blocos foram já reabilitados anteriormente, também com fachadas Equitone®.

 

 

Notícia atualizada a 7 de novembro