A Gebalis iniciou a reabilitação de diversos edifícios nos Bairros da Alta de Lisboa Sul, Alto do Lumiar e Boavista, um investimento de 3,4 milhões de euros. No âmbito do Morar Melhor - Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa, as três empreitadas terão impacto positivo em 275 frações, com benefício para cerca de 771 moradores.
«As três empreitadas têm como objetivos a conservação, reparação e restauro de edifícios, designadamente nas fachadas e coberturas, melhorando desta forma as condições de salubridade, conforto e habitabilidade, que terão efeitos no desempenho energético, térmico e ambiental. As melhorias nos edifícios incluem ainda as caixilharias, peitoris e soleiras, estores e substituição de porta de lote», refere em comunicado a empresa de Gestão de Bairros Municipais de Lisboa.
O Bairro do Alto do Lumiar tem sido marcado por uma transformação urbana e social considerável. A empreitada de reabilitação do Programa Morar Melhor, com término estimado dentro de seis meses e resultante de um orçamento de 1,9 milhões de euros, será realizada em seis edifícios, abrangendo 122 frações e 342 habitantes.
Por sua vez, o Bairro da Alta de Lisboa caracteriza-se pela diversidade dos seus moradores, incluindo famílias, jovens e expatriados que combinam entre si um ambiente de multiculturalidade. O Programa Morar Melhor será responsável pela reabilitação dos lotes 5 e 7 da Rua Maria José da Guia, com impacto em 73 frações e 205 pessoas, resultante de um investimento de 663 mil euros e com um prazo previsto de execução de cinco meses.
Já o Bairro da Boavista foi criado nos anos 60 como resposta às necessidades de habitação, em virtude de um grande crescimento populacional de quem procurava melhores condições de vida. Neste contexto, a Câmara Municipal de Lisboa e outras entidades governamentais lançaram vários programas sociais e de infraestrutura para o bairro.
Foram criadas escolas, centros de apoio comunitário e outros serviços sociais que ajudaram a revitalizar a área. Agora, o maior Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais Lisboetas regressa ao Bairro da Boavista para intervir em mais quatro lotes na Rua das Acácias, que incluem 80 frações e 224 moradores, num montante de 787 mil euros. Prevê-se que a obra esteja concluída em quatro meses.
Estas empreitadas fazem parte do Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis que teve início em 2022 e é considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER).